O cultivo da planta na região é prejudicado pelo inseto cochonilha do carmim. Programa planeja atender 660 agricultores em 205 municípios da região. Projeto no sertão de Alagoas vai levar mudas de palma forrageira resistentes a pragas para agricultores
Um projeto no sertão de Alagoas vai levar mudas de variedades da palma forrageira resistentes à praga cochonilha do carmim para agricultores familiares. O programa, chamado de "Propaga Palma", tem o objetivo de atender 660 agricultores em 205 municípios, nesse primeiro momento.
O cochonilha do carmim é um inseto que se alimenta da seiva da palma e se abriga dentro de seus flocos de cera. Quando ele é esmagado, elimina um corante avermelhado, o carmim, que dá nome à espécie. Nos últimos anos, ele vem causando grandes perdas nas plantações de palma forrageira de todo o semiárido.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
O programa, que pretende auxiliar na solução deste problema, cultiva essas mudas na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, uma das parceiras do projeto.
No povoado de Altos dos Coelhos, lugar onde o primeiro viveiro de aclimatação das mudas foi construído, os agricultores também recebem treinamentos e são responsáveis por cuidar do desenvolvimento das plantas.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural