Nesta segunda-feira (11), a montadora anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados. Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil O setor automotivo enfrenta uma série de transformações tecnológicas que tem obrigado as empresas tradicionais a reestruturarem os seus negócios. No Brasil, além dessas questões estratégicas, as empresas alegam problemas locais, como o chamado Custo Brasil, que encarece a produção de veículos e tira a competitividade das companhias. Fotos: A Ford no Brasil Ford inaugurou a primeira fábrica de automóveis do Brasil Leia a repercussão após o anúncio da empresa Nesta segunda-feira (11), a Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. Ao todo, 5 mil empregos devem ser afetados. Foi só mais um movimento de reestruturação do setor que ocorre ao longo dos últimos anos. Na semana passada, acionistas de Peugeot e Fiat aprovaram uma fusão para criar o quarto maior grupo automotivo do mundo. Ford encerra produção de veículos no Brasil; especialista comenta Quais são as transformações do setor automotivo? As empresas lidam com uma série de transformações tecnológicas que prometem deixar o setor menos poluente. Nesse contexto, companhias com origens em outras atividades começaram a adquirir competências e novas tecnologias para operar no ramo automotivo, o que pode desbancar boa parte das empresas tradicionais. A Tesla, por exemplo, é uma empresa de carros elétricos e tem visto as suas ações se valorizarem. Na semana passada, Elon Musk, fundador da companhia, superou Jeff Bezos e se tornou a pessoa mais rica do mundo com a aposta dos investidores no sucesso da Tesla. Já o Google trabalha num projeto de carros autônomos. Todas essas mudanças tecnológicas também implicam em mais custos para as montadoras. Raio-X do Ford no Brasil G1 Qual é o quadro do setor automotivo no Brasil? O setor automotivo como um todo – automóveis, caminhões e ônibus – tem enfrentado sucessivas crises. A primeira delas ocorreu entre 2014 e 2016, quando o país enfrentou uma dura recessão. Naquele período, a produção do setor recuou para cerca de 2 milhões de veículos. O setor conseguiu melhorar a produção até 2019, mas a crise causada pela pandemia de coronavírus provocou mais uma queda. No ano passado, o tombo foi de 31,6%. Produção de veículos novos no Brasil Economia G1 "O efeito da pandemia foi bem severo para o setor automotivo. A gente viu uma recuperação depois dos meses de paralisação das atividades, principalmente do lado de caminhões", diz a analista da consultoria Tendências Isabela Tavares. "A mudança de hábito provocada pela pandemia, com o fortalecimento do comércio eletrônico, demandou mais veículos, como os caminhões." A expectativa da Tendências é que apenas em 2023 a produção automotiva volte para o patamar que era observado em 2019. Num outro sinal de crise, a Mercedes-Benz encerrou produção de automóveis no Brasil em dezembro. Nesta segunda-feira, a Volkswagen abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para a fábrica de Taubaté (SP). Qual era a situação da Ford no mercado brasileiro? No país desde 1919, a empresa mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller. A companhia ocupou a quinta colocação no ranking de vendas de automóveis no Brasil no ano passado, segundo dados da consultoria Tendências com base em números da Fenabrave. Em 2020, a montadora foi responsável por 7,14% das vendas de automóveis, o que representou uma queda em relação às vendas de 2019 (a participação foi de 8,2%). Ao longo dos últimos anos, a companhia perdeu participação no mercado nacional. Em 2004, era de 11,5%. No país, o mercado de vendas de automóveis tem sido abocanhado pelas montadoras asiáticas: a Hyundai já é a quarta colocada, com participação de 8,58%, e a Toyota tem uma fatia de 7,07%. ‘Isso interfere em toda a cadeia, não é bom para ninguém’, diz consultor automotivo sobre saída da Ford do país O que a Ford alega para fechar as fábricas no Brasil? Em carta aos concessionários, a empresa alegou que a "Ford América do Sul acumulou perdas significativas" nos últimos anos e que a matriz tem "auxiliado nossas necessidades de caixa, o que não é mais sustentável." A Ford culpou o aumento de custos industriais com a desvalorização das moedas da região e os impactos econômicos da pandemia de coronavírus. A montadora também diz que o "nosso negócio exige investimentos significativos em novas tecnologias para atender às demandas dos consumidores e itens regulatórios, que estão remodelando a indústria." Como está o plano de reestruturação da companhia? A montadora já iniciou um enxugamento de custos da sua produção com um amplo plano de reorganização ao redor do mundo. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora anunciou demissões em 2019. No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital. Em nota, Ford diz que cinco mil funcionários serão demitidos no Brasil e na Argentina O que diz o setor automotivo no país? A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se pronunciar sobre o encerramento das atividade, mas a entidade apontou o que a decisão da Ford "corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil." 5 pontos: Ford encerra produção no Brasil O que pode ajudar a indústria? O setor industrial pede a redução do chamado custo Brasil, que engloba uma elevada burocracia para se fazer negócios no país e com uma alta carga tributária. Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou que a decisão da Ford serve de alerta para que o Congresso aprove uma reforma tributária, que "se apresenta como a prioritária para a redução do principal entrave à competitividade do setor industrial brasileiro." Em 2019, o "Doing Business", levantamento do Banco Mundial, apontou que o Brasil ocupava a 124º colocação no ranking da entidade que mede a facilidade para fazer negócios. O que diz o governo? O Ministério da Economia lamentou "a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil" e informou que "trabalha intensamente na redução do Custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes." Vídeos: Últimas notícias de economia Initial plugin text