Indicador encerra o ano em 86,2 pontos – 10 pontos abaixo do nível de dezembro de 2019, quando ficou em 96,2 pontos. Depois de dois meses de queda, a confiança do setor de serviços mostrou leve recuperação em dezembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Mas a alta, de 0,8 ponto, não foi suficiente para reverter as perdas do ano, provocadas principalmente pela pandemia do novo coronavírus. Com o resultado de dezembro, a confiança do setor encerra o ano em 86,2 pontos – 10 pontos abaixo do nível de dezembro de 2019, quando ficou em 96,2 pontos. É o pior resultado para um fim de ano desde 2016, quando a confiança ficou em 77,1 pontos em dezembro. “Apesar de favorável, é preciso ter cautela, pois consumidores ainda estão bastante receosos diante do aumento do número de casos e da incerteza em relação a chegada da vacina no Brasil. O cenário para os próximos meses é de continuidade da retomada, mas ainda existe um grande caminho até retornar ao nível pré-pandemia”, avaliou em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE. Confiança dos serviços – dezembro/2020 Economia G1 Avaliação trimestral Na comparação entre o terceiro e o quarto trimestres, houve ligeiro aumento da confiança no setor e nos principais segmentos. A média do Índice de Confiança de Serviços no quarto trimestre cresceu 2,4 pontos em relação ao terceiro trimestre, recuperando 84,2% do que foi perdido no segundo trimestre. Entre os principais segmentos analisados, os serviços de Transportes foram os que conseguiram melhor recompor as perdas sofridas no período, 92,6% do ICS. Em contrapartida, os serviços prestados às famílias, que registraram a segunda maior alta nesse trimestre (5,2 pontos), recuperaram 61,1%. Assista as últimas notícias de economia