Especialista em carreiras explica como o período sem carteira assinada deve ser citado, assim como o trabalho de autônomo. Balcão do Bom Dia Piauí: veja dicas de etiqueta corporativa para trabalho e eventos
Trabalhadores que não são registrados em carteira podem colocar esses empregos no currículo, assim como os que fazem serviços como autônomos.
De acordo com a especialista em recolocação e carreira Taís Targa, trabalhos como bicos em obras e serviços para familiares ou amigos, por exemplo, sem registro em carteira, devem ser colocados no currículo.
“Deve colocar todos os empregos sem registros e no dia da entrevista pode entregar o nome das pessoas que possam fornecer referências profissionais”, diz.
A especialista ressalta que no currículo não se deve mencionar que os empregos não tiveram registro em carteira.
Taís Targa afirma que é comum as empresas não assinarem “de cara” a carteira do empregado, colocando-o para trabalhar durante um tempo sem registro – mesmo que isso seja irregular. Nesse caso, a data da admissão não retroage, ou seja, a carteira não é assinada com a data real da entrada do funcionário na empresa.
Na hora de relatar isso no currículo, ela indica informar todo o tempo trabalhado, mesmo não tendo como comprovar por meio do registro em carteira. Segundo Taís, caso o recrutador questione sobre essa diferença, é possível esclarecer o ocorrido sem grandes problemas, porque ele sabe que essa é uma prática comum e dificilmente achará que o candidato quis ser desonesto.
“Na verdade, o recrutador está ali para trabalhar e, acredite, ele quer te aprovar. Então tente fazer a sua parte e ele não terá motivos para duvidar de que você está dentro do perfil que o cliente dele precisa. Assim todos saem ganhando: você se recoloca e ele fecha uma vaga”.
Trabalho como autônomo
Taís aconselha acrescentar a experiência de autônomo no currículo, pois toda informação profissional é válida. “Não é porque não se trata de um emprego formal que esse dado deixará de ser valorizado pelo profissional de RH que fará a seleção”, comenta.
Ela sugere que o candidato deixe essa vivência como autônomo no campo “última experiência”.
Caso tenha exercido atividades de consultoria, informe a atuação da seguinte forma: use, no subtítulo, o termo consultoria individual e, no cargo, informe consultor autônomo na empresa Xis.
É importante descrever todas as atividades realizadas como autônomo, fornecendo informações como:
o que você faz
que tipo de serviço está habituado a prestar
qual é o perfil de cliente que costuma atender
“Seria interessante também mencionar quais foram os últimos clientes. Se achar necessário, pode fazer um pequeno relato sobre a experiência com consultoria. Assim dará ao entrevistador uma noção do trabalho realizado e mostra humildade, determinação e versatilidade”, afirma.
Assista a mais notícias de Economia: