Tira-dúvidas explica como funciona a recuperação de contas do Google e o que fazer para evitar perder totalmente o acesso ao serviço. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras. Google recompensa quem relata falha em seus produtos. No Android, prêmio pode passar de R$ 6 milhões. Altieres Rohr/G1 Meu irmão teve problemas com o celular dele e acabou ficando sem o aparelho e o chip, e assim perdeu seu Gmail com informações referentes a mim e que são de extrema importância. Porém, ele não se recorda de nenhuma forma para conseguir recuperar essa sua conta. Gostaria por gentileza que me ajudasse indicando se existe alguma forma para recuperarmos este Gmail, sendo que não temos mais a senha nem o número do celular antigo. – Estefânia Lanzi Antes de tudo, é importante lembrar que as opções para recuperar contas são sempre limitadas pelo risco de que invasores utilizem esse mecanismo para conseguir acesso ilegítimo a contas de outras pessoas. Ou seja, se recuperar uma conta perdida for muito simples, invadir uma conta também acaba sendo fácil. Por essa razão, não existe um mecanismo garantido para uma recuperar uma conta depois que você se esquecer da senha e/ou perder acesso aos meios de contato informados no cadastro, como o número de telefone, dispositivos vinculados e e-mail de recuperação. Muitos serviços possuem páginas específicas para recuperar contas invadidas, mas este não é o mais o caso no Google. Todas as opções para recuperar uma conta (seja porque a senha foi esquecida ou porque ela foi alterada sem autorização) ficam acessíveis pelo link "Esqueceu a senha?" na página de login. Botão 'Esqueceu a senha' no login da conta Google permite acessar todas as funções para recuperar a conta. Reprodução A recuperação de conta do Google Depois de clicar em "Esqueceu a senha?", o Google fará uma série de perguntas sobre a conta. Essas perguntas podem solicitar informações como: A última senha de que você se lembra; Endereço do e-mail de recuperação; Código enviado para e-mail de recuperação; Número de telefone cadastrado; Código enviado para número cadastrado; Uso da mesma rede que era utilizado para acessar a conta anteriormente; Justificativa para não conseguir acessar a conta. As perguntas específicas que serão realizadas variam dependendo da conta, já que nem todo mundo possui todas as informações cadastradas. O Google também define um "peso" para cada pergunta respondida – no fim, mesmo que você consiga responder todas ou quase todas as perguntas corretamente, é possível que o acesso não seja autorizado. Usar a mesma rede de onde a conta já foi acessada anteriormente (por exemplo, a rede Wi-Fi da sua casa) também ajuda a aumentar a confiabilidade do processo do ponto de vista do Google. Portanto, evite usar uma rede que você nunca usou. Se você trocou de provedor desde a última vez em que acessou a conta, não será possível usar a mesma rede. Você terá de repetir o processo mais de uma vez. No caso do seu irmão, Estefânia, como ele não se lembra da senha e não tem mais acesso ao número cadastrado, a chance de recuperar a conta não é boa. Se não houver um e-mail de recuperação cadastrado, é pouco provável que o acesso possa ser restabelecido. De fato, praticamente não haverá qualquer maneira de verificar que seu irmão era realmente o dono daquela conta. Outras informações e orientações sobre o procedimento de recuperação de contas do Google podem ser encontradas nesta página. Em caso de invasão da conta por terceiros, o Google possui dicas e recomendações aqui. O que fazer para evitar perder o acesso às suas contas? Não descarte números de telefone cadastrados em suas contas sem atualizar o cadastro. É imprescindível que o cadastro de números telefônicos esteja sempre atualizado. Se você perdeu um chip e não pretende mais usar aquele número, você ainda deve adquirir um novo chip e manter o número funcionando até removê-lo das contas em que ele está cadastrado. Não se esqueça de excluir ou migrar sua conta do WhatsApp também. Cadastre e-mails de recuperação. Quando existir essa possibilidade, cadastre um e-mail de recuperação. Ele vai ajudar a recuperar uma conta após uma senha ser perdida. Lembre-se de utilizar senhas únicas e fortes para cada conta de e-mail e de conferir que você digitou o endereço do e-mail de recuperação corretamente. Cuidado com as perguntas de segurança. Se o serviço utiliza "perguntas de segurança" para proteger a sua conta, você precisa utilizá-las com cautela. As respostas de algumas perguntas de segurança podem ser adivinhadas ou até encontradas em redes sociais. Se a pergunta for muito simples ("nome do animal do estimação", por exemplo), responda a pergunta com uma resposta diferente da verdadeira e anote a resposta. Gere seus códigos para autenticação em duas etapas por aplicativo. Em serviços como o Google e o Facebook, a autenticação em duas etapas pode ser ativada por SMS ou por código gerado em um aplicativo. Dê preferência ao código gerado por aplicativo e faça backup dos seus códigos. Dessa forma, você pode ativar a verificação em duas etapas em vários serviços sem cadastrar o seu número de telefone em todos eles, o que economiza tempo quando você trocar de número de telefone. O Microsoft Authenticator permite sincronizar seus códigos na nuvem. Anote suas senhas ou use um gerenciador de senhas. Você pode utilizar um software gerenciador de senhas como o LastPass (gratuito), o KeePass (gratuito) ou o 1Password (pago). Esses programas ajudam você a usar senhas diferentes para vários serviços e concentram todas as suas senhas em um único local para que você não corra o risco de esquecer suas senhas. Você também pode anotar suas senhas em papel, desde que você possa guardá-lo em segurança. Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com Vídeos: tudo sobre segurança digital