Negócios que vendem diversos produtos poderão mostrar um catálogo para os clientes dentro do chat. Opção serve para organizar pedidos, e não inclui solução de pagamento. Lojas que usam o WhatsApp para vender diversos produtos poderão mostrar um catálogo para os clientes dentro do chat. REUTERS/Thomas White O WhatsApp incluiu nesta terça-feira (8) uma opção de carrinho de compras nas conversas com lojas. O recurso vai ajudar a organizar pedidos e, pelo menos por enquanto, não inclui uma solução de pagamentos integrada. Os clientes podem acessar o catálogo e o carrinho por meio de um ícone de loja que aparecerá no topo da tela nas conversas com empresas que utilizam a versão "Business" do app. Ao navegar pelos itens, o cliente verá a opção "adicionar carrinho". Para finalizar o pedido, será preciso apertar o ícone de enviar mensagens que aparece no canto de baixo da tela. As opções de pagamento devem ser combinadas com a loja pelo chat, pois o aplicativo ainda não oferece uma opção financeira integrada do app. Ao G1, o aplicativo disse que incluir um método de pagamentos faz parte da sua estratégia, mas ainda não há previsão para esse lançamento. Opção de catálogo e carrinho de compras no WhatsApp. Divulgação/WhatsApp O WhatsApp chegou a iniciar um teste para pagamentos dentro dos chats em junho deste ano, mas a plataforma foi barrada pelo Banco Central e pelo Cade alguns dias depois. Esse recurso ainda não tem data para estrear, mas atualmente é testado na Índia. A função de carrinho de compras havia sido anunciada pelo WhatsApp em outubro. Na ocasião, o material promocional mostrava opções de pagamento. Por enquanto, essa é uma "alternativa para clientes enviarem seus pedidos a empresas que vendem vários itens, como restaurantes ou lojas de roupas", explica o WhatsApp. O carrinho de compras vai aparecer automaticamente para as empresas que já usam a opção de catálogo de produtos. Veja os vídeos mais assistidos do G1