Operadora aponta aumento nos índices de qualidade de vida e produtividade das equipes e satisfação do cliente. Loja da TIM em Mauá (SP) Divulgação A TIM decidiu manter o call center próprio em trabalho remoto de forma definitiva. A operadora tomou a decisão após os bons resultados obtidos desde 20 de março, quando começou o home office na área de atendimento ao cliente. Segundo a empresa, a nota da pesquisa de satisfação realizada após os atendimentos aumentou 37%. Também foi registrado aumento de 8% da produtividade desde o início do trabalho remoto e a redução do índice de rotatividade dos funcionários do call center – os pedidos de dispensa tiveram queda superior a um terço. A medida abrange cerca de 2 mil pessoas que trabalhavam presencialmente no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e em Santo André (SP). "Já havíamos desenhado o ambiente de trabalho mais digital e flexível para o call center antes da pandemia, com execução gradual. A Covid-19 acelerou esse processo, que foi completado sem perda de qualidade para o cliente. Descobrimos uma incrível coragem digital e que o serviço continuou sendo entregue com excelência mesmo com a mudança quase imediata para o home office", diz Paulo Henrique Campos, Diretor de Customer Service Operation da TIM Brasil. “O home office vai muito além da transformação das nossas casas em escritórios. Trata-se de um novo conceito de gestão de tempo, respeito e comunicação, em um ambiente fluido, onde a confiança, a autonomia e a responsabilidade se destacam ainda mais. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional também ganha relevância, com o fim das horas perdidas em engarrafamentos, maior proximidade com a família e possibilidade de inserir outras atividades na rotina”, diz a VP de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo. Acordo coletivo e teletrabalho Para estabelecer as bases desse novo modelo, a empresa firmou, no novo acordo coletivo, regras para o teletrabalho, como o direito de desconexão, intervalos de descanso e refeição do colaborador e o compromisso de realizar eventos periódicos para manter e reforçar a interação entre os colaboradores. Além disso, a TIM forneceu todos os equipamentos e mobiliário necessários para que os operadores desempenhassem suas funções, com desktop, monitor, teclado, mouse, sistema de biometria, mesa, conjunto de fone e microfone, conexão à internet e também uma ajuda de custo mensal de R$ 80. Os benefícios também incluem o acréscimo de 100% sobre o valor da hora regular trabalhada nos dias 4 de julho de 2021 e 2022 em homenagem ao operador de call center, além de folgas remuneradas em 24 e 31 de dezembro para a maioria dos colaboradores. Assista a mais notícias de Economia: