Contratos de referência avançaram quase 3% na segunda-feira (2). Os preços do petróleo ampliavam seu rali nesta terça-feira (3), em meio ao dia de eleições nos Estados Unidos, acompanhando uma recuperação em mercados financeiros, mas preocupações com os crescentes casos de coronavírus pelo mundo limitavam os ganhos.
O petróleo Brent subia 0,97 dólar, ou 2,49%, a US$ 39,94 por barril, às 8h17 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,95 dólar, ou 2,58%, a US$ 37,76 por barril.
Ambos os contratos de referência haviam avançado quase 3% na segunda-feira.
"O salto nasceu com as marcas de uma massiva, lógica e até inevitável cobertura de posições vendidas antes das eleições presidenciais dos EUA", disse Tamas Varga, da corretora PVM.
"Seria tentador concluir que uma recuperação das perdas da semana passada está acontecendo agora, mas esse simplesmente não é um cenário plausível", acrescentou ele.
Os preços avançaram na segunda-feira após informação de que o ministro de Energia da Rússia manteve conversas com empresas locais sobre uma possível prorrogação de restrições à produção de petróleo no primeiro trimestre de 2021.
"A esperança agora é que uma continuidade dos cortes nos níveis atuais vá ser uma ponte necessária sobre a segunda onda de Covid-19 até quando as vacinas forem desenvolvidas", disse o Commerzbank.
Vídeos: veja últimas notícias de economia no Brasil e no mundo
V