A Southwest disse que irá parar de bloquear as poltronas do meio em dezembro e a American informou que já está vendendo todos os assentos disponíveis. A American Airlines e a Southwest Airlines reportaram nesta quinta-feira (22) prejuízos amplos no terceiro trimestre, mas disseram que vão consumir menos caixa nos próximos meses, já que as viagens de lazer mostram sinais de recuperação do colapso causado pelo coronavírus este ano.
As empresas aéreas alertaram, no entanto, que o tráfego de passageiros permaneceria frágil até que uma vacina contra o Covid-19 fosse amplamente disponibilizada, e reiteraram os pedidos para mais 25 bilhões de dólares em auxílios do governo para proteger empregos.
A Southwest disse que irá parar de bloquear as poltronas do meio em dezembro, referindo-se a estudos recentes que mostram que a combinação de filtragem de ar em aviões com a utilização de máscaras faciais "torna o risco de respirar partículas de Covid-19 em uma aeronave praticamente inexistente."
A American já está vendendo todos os assentos disponíveis.
A American registrou prejuízo líquido de US$ 2,4 bilhões, ou 4,71 dólares por ação, no terceiro trimestre, em comparação com lucro de US$ 425 milhões, ou 0,96 dólar por ação, um ano antes. Foi seu terceiro prejuízo trimestral consecutiva.
Em uma base ajustada, a empresa perdeu 5,54 dólares por ação. A receita operacional total caiu de US$ 11,91 bilhões no ano anterior para US$ 3,17 bilhões.
A American disse que espera que o consumo de caixa caia para cerca de US$ 25 milhões a US$ 30 milhões por dia no quarto trimestre, de cerca de US$ 44 milhões diários no terceiro trimestre e 58 milhões por dia no segundo.
A American Airlines encerrou o terceiro trimestre com US$ 13,6 bilhões em liquidez disponível, após garantir um total de US$ 7,5 bilhões em empréstimos federais.
A Southwest não utilizou o fundo de empréstimo federal e encerrou o trimestre com US$ 15,6 bilhões em liquidez.
A companhia aérea de baixo custo previu média de queima de caixa no quarto trimestre de cerca de US$ 11 milhões por dia, em comparação com US$ 16 milhões por dia no terceiro trimestre e US$ 23 milhões diários no segundo.
Associação prevê pior ano da história para o setor aéreo
Vídeos: veja últimas notícias de economia no Brasil e no mundo