Queda foi menor do que a registrada no Dia dos Pais, de 10,6%, o que pode mostrar alguma recuperação, mesmo que em ritmo lento. O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostra que as vendas na semana do Dia das Crianças apresentaram queda – mas, ainda assim, registraram melhor desempenho do que no Dia dos Pais, quando houve queda de 10,6% nas vendas.
De acordo com o indicador, houve um recuo de 8,8% nas vendas do varejo brasileiro durante a semana de 5 a 11 de outubro na comparação com o mesmo período de 2019, quando houve aumento de 1,7%. Essa é a maior baixa desde 2006, período de início da série histórica do índice. Quando considerado apenas o fim de semana (9 a 11 de outubro), o tombo foi de 7,7%.
Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, a baixa menor do que a verificada na data comemorativa anterior é positiva, pois mostra que a recuperação da economia, mesmo que em ritmo lento, está acontecendo.
“Existem dois principais motivos que mantêm o cenário de retração: um deles é o desemprego, que continua em alta, o outro está ligado à redução do valor do auxílio emergencial, que foi cortado pela metade na maioria dos casos. Ou seja, embora o consumidor ainda esteja sem fôlego para realizar compras que não sejam prioridade, os níveis de consumo não estão piorando, pelo contrário, estão caminhando para a retomada.”
Apenas na cidade de São Paulo, o recuo foi de 7,3% na semana de 5 a 11 de outubro, enquanto no fim de semana, de 9 a 11 de outubro, a queda foi de 6,8%.
Assista as últimas notícias de economia