Mercados da China, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong ficaram fechado nesta sexta devido a feriado. As bolsas da Europa operavam em queda nesta sexta-feira (2) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo para a Covid-19, atingindo os mercados financeiros a nível global.
Às 7h58 (horário de Brasília), o índice FTSEEurofirst 300 caía 0,57%, a 1.394 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdia 0,56%, a 360 pontos, embora tenha se recuperado depois de chegar a cair 1,1%.
O índice DAX da bolsa de Frankfurt tinha queda de 1% e o CAC 40 de Paris recuava 0,89%. Em Londres, o FTSE 100 tinha baixa de 0,86%.
"Neste estágio, é muito cedo para dizer como isso pode afetar o resultado da eleição. Os mercados venderam em uma reação automática às notícias, o que é compreensível", disse Khoon Goh, chefe de pesquisa da Ásia na ANZ.
Na Ásia, a bolsa de Tóquio encerrou a sessão desta sexta-feira em queda de 0,67%, um dia depois de todas as negociações terem sido suspensas após uma falha no sistema. Com a queda, o índice Nikkei atingiu o menor patamar de fechamento em cinco semanas, embora tenha conseguido terminar acima de sua média móvel de 25 dias.
Os mercados da China, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong permaneceram fechados devido a feriado.
"O que estou preocupado é que ele será ainda mais agressivo contra a China depois de ele mesmo ter pegado o vírus", disse Naoya Oshikubo, economista sênior do Sumitomo Mitsui Trust Asset Management. "Por enquanto será difícil os mercados financeiros terem apetite por risco."
Trump anunciou na madrugada desta sexta-feira que ele e a primeira-dama, Melania, tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus e entraram em isolamento, faltando apenas algumas semanas para as eleições presidenciais de 3 de novembro.
Casa Branca passa por testagem em massa para a Covid-19, após diagnóstico de Trump
Vídeos: veja últimas notícias de economia no Brasil e no mundo