Cadastramento das chave PIX para transações começa no dia 5 de outubro, mas diversos bancos já abriram pré-cadastro para interessados. Para poder utilizar o PIX, o novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, será necessário fazer o cadastro em uma instituição financeira. O cadastramento das chaves para realizar as transações começa no dia 5 de outubro, mas diversos bancos já estão realizando um pré-cadastro para os interessados.
A "chave PIX" é uma espécie de "apelido" que será usada para identificar o cliente, como CPF, CNPJ, e-mail ou celular. Com apenas uma chave cadastrada, as transferências poderão ser realizadas instantaneamente.
"A partir de 5 de outubro, os bancos terão de confirmar com os clientes que fizeram o pré-cadastramento se eles realmente querem aderir ao PIX", afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O serviço propriamente dito será ativado no dia 16 de novembro em todo o país.
Uma chave diferente para cada banco
A federação explica, porém, que não será possível vincular uma mesma chave para mais de uma de uma instituição financeira.
"Caso o cliente queira cadastrar chaves de endereçamentos para instituições diferentes, as informações das chaves de endereçamentos deverão ser diferentes. Por exemplo: no banco A, o cliente cadastra o CPF; no banco B, cadastra o número de celular, e assim por diante".
As transações pelo PIX poderão ser feitas também por meio de QR Code ou links gerados no smartphone, substituindo, por exemplo, as transferências via DOC ou TED.
"Com o PIX, será possível enviar e receber dinheiro durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em transferência entre pessoas, pagamentos ao comércio e outros pagamentos, de forma fácil, simples e instantânea", informa a Febraban.
O que dizem os grandes bancos
Os grandes bancos já começaram a divulgar o PIX para os seus clientes e já disponibilizam canais para realizar o cadastro ou manifestação de interesse.
Bradesco
O banco informa que cadastramento do Pix estará disponível em todos os canais eletrônicos do banco e que os clientes PF e PJ já podem efetuar um pré-cadastro nos apps do Bradesco.
Em nota, o banco destacou que "independente do cadastro da chave PIX, todos os clientes poderão receber ou pagar através do PIX usando o modelo manual" – como o modelo de TED atual –, mediante a inclusão dos dados de banco, agência, conta, CPF e nome do favorecido.
Mais informações na página do Pix em banco.bradesco
Itaú
O banco informou que o cliente PF pode fazer cadastramento de chave via aplicativo e o cliente PJ via site/bankline, no Itaú Empresas.
Banco do Brasil
Clientes já podem, por meio do app, do internet banking e do BB Digital PJ, manifestar sua intenção de uso da chave Pix no banco. "A partir de 5 de outubro, quando inicia o cadastramento, conforme previsto no calendário do Banco Central, poderão confirmar essa opção", informou o Banco do Brasil
Mais informações em bb.com.br/pix
Santander
O banco já abriu um pré-cadastro que funciona como sinalização de interesse ao Pix. "A partir de 05/10, você poderá confirmar seus dados/”chaves” pelo App Santander, seguindo os prazos definidos pelo Banco Central", informa o Santander, que recomenda que os clientes cadastrem o CPF e o celular como “chaves”.
Mais informações em www.santander.com.br/hotsite/sx/
PIX: novo sistema de transferência de dinheiro será mais rápido e sem tarifa