Companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial em maio, com o objetivo de reestruturar US$ 18 bilhões de dólares. A Latam Airlines apresentou uma nova proposta de financiamento de US$ 2,45 bilhões no meio de seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, substituindo proposta anterior, que levou o juiz a rejeitar o plano original no início deste mês. O maior grupo de transporte aéreo da América Latina disse ao regulador de valores mobiliários chileno em carta na noite de quarta-feira (16) que o novo empréstimo DIP (debtor-in-possession, empréstimo dentro do processo de recuperação judicial) "basicamente" manteve a estrutura apresentada em julho. Aviões da Latam parados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em foto do dia 7 de agosto de 2020. Antonio Molina/Estadão Conteúdo Pela nova proposta, o empréstimo terá vencimento em 18 meses e uma taxa anual de Libor mais 15%. Em uma tranche, a empresa de gestão de ativos Oaktree Capital Management alterou a proporção do empréstimo que estava oferecendo para US$ 1,125 bilhão, de US$ 1,3 bilhão originalmente, com um grupo de credores formado pelo banco de investimento Jefferies Group fornecendo um adicional de US$ 175 milhões. Em uma segunda tranche, vários acionistas importantes da Latam, incluindo a família Cueto, que controla a companhia, e a Qatar Airways, mudaram sua oferta do empréstimo conversível de US$ 900 milhões, anteriormente rejeitada pelo juiz em meio à oposição de outros credores, para US$ 750 milhões com US$ 250 milhões adicionais de financiamento de credores liderados pelo Jefferies Group e US$ 150 milhões de outros acionistas da Latam ou novos investidores. A Latam disse em comunicado que, se novos investidores não forem encontrados, os principais acionistas da empresa e o Jefferies Group financiarão a diferença. Também estipulou que ambas as parcelas dos empréstimos deveriam ser pagas em dinheiro, ao invés de títulos, como estava anteriormente no plano rejeitado pelo juiz. A Latam entrou com pedido de recuperação judicial em maio, com o objetivo de reestruturar US$ 18 bilhões de dólares, uma vez que foi prejudicada pela crise mundial do setor causada pela pandemia de coronavírus. Latam Brasil entra no processo de recuperação judicial do grupo nos EUA Latam Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos