Adobe confirmou problema no Lightroom Mobile e lançou nova versão para corrigir o erro, mas arquivos perdidos são considerados irrecuperáveis sem backup. Ícone do Lightroom Mobile Foto: Divulgação A Adobe confirmou que usuários do aplicativo Lightroom Mobile para iPhone e iPad podem ter perdido fotos e predefinições de edição após a instalação da versão 5.4. Segundo relatos publicados em fóruns online e no próprio site de suporte da Adobe, um erro de programação no app apagou os dados logo após a atualização. A companhia não explicou a origem do problema, mas lançou a versão 5.4.1 para corrigir o erro e pediu desculpas pelo ocorrido. Nenhum método foi sugerido para a recuperação dos arquivos no próprio smartphone ou tablet. Usuários devem recuperar os arquivos a partir de um backup. Sem backup, os arquivos são tidos como irrecuperáveis. O Lightroom é um programa de edição de fotos voltado para profissionais. Ele é usado principalmente para extrair todas as informações de cores e contraste presentes em arquivos do tipo "negativo digital" ou "RAW" que podem ser produzidos por câmeras fotográficas e alguns telefones celulares, incluindo o próprio iPhone. O programa é oferecido em conjunto com uma assinatura do Adobe Cloud, um serviço de armazenamento em nuvem. Quem utiliza o Adobe Cloud para sincronizar os arquivos pode recuperar os dados da nuvem. Dessa forma, o erro atingiu principalmente quem não possuía uma assinatura do Adobe Cloud ou não sincronizou todos os arquivos antes da atualização. "Sabemos que alguns clientes têm fotos e predefinições que não são recuperáveis. Sabemos o quanto isso pode frustrar e transtornar as pessoas afetadas e oferecemos nossas sinceras desculpas", diz o comunicado publicado em inglês pela Adobe. A companhia lembra que parte desse conteúdo pode estar disponível em backups do iPhone ou iPad, permitindo a recuperação das informações. O Lightroom também está disponível para Windows, Android e macOS. Nenhuma dessas versões apresentou o bug. Erros mostram importância do backup Este já é o segundo revés que atinge fotógrafos em menos de um mês. No final de julho, a Canon suspendeu temporariamente o serviço "image.canon" após constatar o "sumiço" de diversas fotos e vídeos. O "image.canon" é um serviço de armazenamento em nuvem voltado para usuários de produtos da marca. Essas situações são exemplos da importância da realização de um "backup", ou "cópia de segurança" de arquivos. Até serviços legítimos de armazenamento em nuvem podem apresentar problemas e colocar dados em risco. Para evitar surpresas com esses e outros contratempos – inclusive vírus e falhas elétricas -, uma cópia dos arquivos deve ser mantida em mídias alternativas, como discos rígidos externos ou pen drives. Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com