Serviço começou a valer para 29 rotas a partir desta quarta-feira (12); companhias aéreas querem ampliar o codeshare para 64 rotas nacionais até o fim deste ano. As companhias áreas Azul e Latam iniciaram nesta quarta-feira (12) o acordo de codeshare para vôos domésticos. O serviço começou a valer para 29 rotas, mas até o fim do ano as duas empresas planejam fazer uma ampliação para 64 rotas nacionais. O setor aéreo tem sido um dos mais afetados pela crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus. Para duas empresas, o uso do codeshare é uma tentativa de ganhar fôlego em meio ao quadro recessivo da economia. Avião da Azul no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo Celso Tavares/G1 O que é o codeshare proposto da Azul e da Latam? É o compartilhamento de voos entre as duas companhias. O cliente pode comprar a passagem tanto na Azul ou na Latam e viajar por qualquer uma das empresas, dependendo do trecho da rota. Por que as duas empresas adoraram a prática do codeshare? Com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, o setor de aviação tem sido um dos mais afetados. A Latam Brasil, por exemplo, está em processo de recuperação judicial e já anunciou a demissão de 2,7 mil tripulantes. A Azul também reduziu o seu quadro de funcionários. Com esse programa, as empresas tentam recuperar parte da demanda perdida pela crise. O acordo para o serviço de codeshare foi anunciado em junho deste ano. Azul e Latam iniciam compartilhamento de voos: veja o que muda para o passageiro Como o codeshare funciona? Latam e Azul oferece o serviço de codeshare para rotas que não sejam sobrepostas. O serviço, portanto, só é oferecido para rotas que as duas empresas não operem de forma simultânea. Com esse serviço, o cliente pode fazer parte da viagem com a Azul e outra parte com a Latam até o destino final. O serviço de codeshare está disponível em quantas rotas? São 35 rotas que começaram a ser vendidas a partir desta quarta, 23 serão cumpridas pela Azul enquanto 12 terão operação pelas aeronaves da Latam. Até o fim de agosto, as companhias também iniciarão as vendas de outras 29 rotas do acordo, sendo 12 operações da Azul e 17 da Latam. O serviço está disponível em quais rotas? O codeshare terá pousos e decolagens nos aeroportos de Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), e Campinas (VCP). O serviço também deve ser ampliado para os aeroportos de Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB) e São Paulo – Guarulhos (GRU). O que acontece com os programas de fidelidade? O cliente pode escolher em qual programa de fidelidade quer acumular pontos, se no TudoAzul ou no Latam Pass. Latam começa a demitir 2,7 mil tripulantes no Brasil