Cruzamento de dados da Corregedoria Geral da União e do Tribunal de Contas do Estado indica que mais de 400 policiais receberam o benefício. Policiais militares do Rio de Janeiro receberam o Auxílio Emergencial pago pelo governo federal para pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19.
O caso foi revelado pelo jornal Extra que, no domingo (2), publicou que mais de 400 PMs constam em um cruzamento de dados da Corregedoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ).
Em nota, a Secretaria de Polícia Militar informou que a Diretoria Geral de Pessoal (DGP) está reunindo dados de unidades operacionais e administrativas da corporação para identificar, pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), os PMs que aparecem em relatório do TCE-RJ.
A pasta acrescentou que "foi formada uma comissão na DGP para avaliar cada um desses relatórios e, se for o caso, determinar novas diligências".
O objetivo da PM é remeter as informações para a Corregedoria Geral da secretaria, que irá apurar os casos individualmente.
A secretaria acrescentou que "não compactua com quaisquer desvios de conduta por parte de seus integrantes, mas respeita o direito constitucional à ampla defesa e ao contraditório".
Só no âmbito estadual, a CGU detectou que 5.863 agentes públicos receberam o auxílio. O total de pagamentos feitos a esses servidores passa de R$ 4,2 milhões.