Comparação anual ainda registra retração de 13,7% em relação ao mesmo mês de 2019. Projeção é de queda de 10% neste ano. A queda na produção da indústria brasileira
O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos teve uma retração de 13,7% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A receita no mês foi de R$ 9,5 bilhões.
O resultado ainda é muito ruim, mas sinaliza uma desaceleração na queda do setor — em abril, a receita foi 27% menor que no ano anterior.
Com pandemia, produção industrial tem tombo recorde de 18,8% em abril, diz IBGE
No acumulado de janeiro a maio, a indústria teve redução de 7,7% em seu faturamento. A expectativa é que, até o fim de 2020, a taxa chegue a 10%.
As exportações do setor, que já vinham em queda desde o fim do ano passado, seguem em baixa. Em maio, a retração foi de 34,7% e, no acumulado do ano, de 23,6%.
As importações, que também diminuíram 30,6% em maio, seguem com saldo positivo no acumulado do ano, com uma alta de 14,6% de janeiro a maio. O setor de infraestrutura e indústria de base é o que mais ampliou suas compras de importados em 2020.