Empresa diz que houve problema de atualização e que dados de pagamento não foram disponibilizados. Usuários do iFood afirmaram, nas redes sociais nesta sexta-feira (18), estar com problemas na lista de pedidos e de endereços do aplicativo. Segundo os relatos, os usuários estariam com acesso a pedidos, inclusive alguns em andamento, que não fizeram e a endereços que não são os seus. O site Down Detector, que agrega reclamações de usuários de diferentes tipos de serviços on-line, apontou um pico de queixas sobre o iFood nesta sexta: a maioria das pessoas afirma estar com acesso a informações que não reconhecem. Site aponta problemas no iFood, com alto índice de reclamações de usuários. Reprodução O caso gerou preocupação entre os usuários sobre informações financeiras salvas no aplicativo, principalmente os dados de cartão de crédito. Em nota, a empresa afirmou que "passou por um problema de atualização", que durou "cerca de 30 minutos" e que não houve ataque à plataforma. "Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros", disse o iFood. Ainda segundo o iFood, "os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma". O iFood diz ter feito o logout dos usuários impactados pela falha. Essas pessoas ficaram impossibilitadas de realizar pedidos nesta manhã. A empresa disse que a situação foi normalizada, que está comunicando os usuários do ocorrido e se colocou à disposição das autoridades. Usuários de iFood relatam cobranças indevidas e app culpa senhas vazadas de outros serviços Usuários do iFood já relataram prejuízos e incômodos decorrentes de invasões de contas e cobranças não autorizadas na plataforma – inclusive em cartões virtuais criados para uso exclusivo no aplicativo. O iFood explicou, na ocasião, que não armazena dados dos cartões usados em pagamentos e que as invasões ocorreram devido ao uso de senhas repetidas, vazadas de outros serviços. A plataforma também impôs restrições ao uso de maquininhas para pagamentos na entrega após consumidores denunciarem golpes de milhares de reais em equipamentos adulterados. Initial plugin text Initial plugin text Initial plugin text