O presidente do país, Iván Duque, declarou quarentena nacional no final de março e, embora algumas restrições tenham sido relaxadas recentemente, o bloqueio está programado para durar até 1º de julho. A economia da Colômbia teve contração de 20,06% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma vez que o país sentiu os efeitos de um bloqueio nacional para conter o coronavírus, informou a agência de estatísticas do governo colombiano nesta quinta-feira (18).
PIB do Peru despenca 40% anuais em abril por coronavírus
O presidente do país, Iván Duque, declarou uma quarentena nacional para conter a propagação da doença no final de março. Embora algumas restrições tenham sido relaxadas recentemente, o bloqueio está programado para durar até 1º de julho.
A economia do país andino cresceu 1,1% no primeiro trimestre do ano, após uma forte expansão em janeiro e fevereiro ter sido compensada pelo início das medidas contra a pandemia em março.
Milhares de empresas colombianas fecharam suas portas, o desemprego aumentou e o governo — que abandonou seus limites de déficit fiscal para 2020 e 2021 — espera que a economia recue 5,5% este ano.
Colômbia entra em nova fase de isolamento social obrigatório