Safra boa e dólar elevado devem ajudar setor a registrar produção, em valor de produto de R$ 728 bilhões este ano. Safra boa e dólar alto podem fazer com que agronegócio quebre recordes em 2020
O setor agropecuário deve ter um ano de produção e faturamento recordes, apesar da queda em outras áreas da economia por causa da pandemia do novo coronavírus.
A Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) prevê que a agropecuária aumente sua participação na soma de bens e produtos produzidos no país.
O 'cardápio' para o crescimento da agropecuária em 2020
A safra boa e o dólar alto devem ajudar o setor a registrar a maior produção, em valor bruto, dos últimos anos: R$ 728 bilhões. A expectativa é que 25% da economia brasileira venha do campo em 2020.
Se o valor for atingido, vai representar uma alta de 11,8% em relação à produção do ano passado, mesmo com queda na demanda interna, provocada pela pandemia de coronavírus.
Exportações aumentaram
O Brasil tem exportado mais produtos agropecuários, especialmente proteínas. O setor foi o único a ter alta do lado da oferta na divulgação do PIB. Países da Ásia e Europa, que começam a retomada de suas economias, estão comprando mais para report estoques.
Com esse cenário, a CNA estima que 60% das exportações brasileiras venham da agropecuária este ano. A desvalorização do real ante o dólar ajuda nesse sentido, favorecendo as empresas exportadoras, que ganham competitividade.