Estado tem cerca de 5.000 hectares plantados, que devem ser suficientes para o consumo da população local. Mesmo sem festas juninas, milho deve ser figura certa nas mesas dos alagoanos
Esse ano, o São João será diferente em todo o Brasil. Com a pandemia do coronavírus, as tradicionais festas e show foram cancelados. Mas, pelo menos em Alagoas, uma coisa não vai mudar: o milho na mesa dos consumidores.
Em Igaci, o produtor rural Cícelo Melo está ansioso para a colheita dos 165 hectares de milho. "Esse ano está sendo um inverno maravilhoso. Nós sabemos que está aí esse problema, essa doença. Mas o pessoal está esperando o milho chegar na cidade", disse.
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Alagoas, em 2020, a área total plantada é de cerca de 5.000 hectares, divididos em 50 cidades. A expectativa é não precisar comprar milhos do vizinho Sergipe, como já aconteceu em outros anos.
Ainda que os milharais ainda estejam crescendo nessas propriedades, em alguns pontos de Alagoas, já é possível encontrar o milho à venda… assado, cozido, em forma de bolo ou canjica. É o caso de um trecho da rodovia BR-116.