A retração deste ano se soma à queda de 1,4% observada no Dia das Mães de 2019 e representa o pior resultado desde 2003, início da série histórica. Dia das mães durante a pandemia
Dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostram que as vendas no varejo na semana do Dia das Mães (4 a 10 de maio) registraram queda de 30,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A retração deste ano se soma à queda de 1,4% observada no Dia das Mães de 2019 e representa o pior resultado desde 2003, início da série histórica.
Levando em conta apenas o fim de semana do Dia das Mães (8 a 10 de maio), houve queda de 30,1% quando comparado com os dias equivalentes de 2019.
Na cidade de São Paulo, as vendas também tiveram um desempenho negativo recorde, com queda de 26,6% levando em conta toda a semana que antecedeu o Dia das Mães. Ainda na capital paulista, o movimento no fim de semana seguiu o registrado em todo o país e teve recuo expressivo de 29,1% com relação ao ano passado.
Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o resultado negativo é reflexo das medidas de isolamento social, que têm restringido a circulação de pessoas e mantido estabelecimentos comerciais de portas fechadas para visitação.
“Mesmo com empresários se reinventando para vender com auxílio da internet e por meio de entregas, o resultado negativo no Dia das Mães já era esperado. Em um momento em que as pessoas estão mais inseguras nos empregos e, muitas dela já se encontram com renda menor, a diminuição do consumo é consequência da falta de confiança dos brasileiros, que acabam focados na aquisição de itens mais essenciais”, analisa Rabi.