A vinícola criou uma marca de cerveja e lançou o produto em parceria com a cervejaria. Vinícola e cervejaria fazem parceria para enfrentar a crise
A união faz a força. Esse velho ditado está sendo colocado em prática hoje por pequenos empresários. Uma vinícola e uma cervejaria que já apareceu no Pequenas Empresas & Grandes Negócios, resolveram se dar as mãos. Elas fizeram uma parceria para enfrentar esses tempos difíceis.
Sete mil clientes em um único final de semana era o público que lotava uma vinícola em São Roque, no interior de São Paulo. O espaço parece uma quinta portuguesa e tem área de lazer e restaurante. Hoje, sem poder abrir, está vazio. A empresa tem138 colaboradores entre fixos e horistas.
“100% das atividades estão paradas. O primeiro passo foi dar férias para todos eles. Não tem ninguém na empresa”, conta o empresário Olivardo Sequi.
Em uma cervejaria em Santo André, no ABC Paulista, aconteceu o mesmo cenário: 75% dos 45 funcionários agora trabalham em casa. Os eventos na fábrica foram suspensos. Eles atraíam até duas 2,5 mil pessoas num final de semana e garantiam boa parte das vendas. Agora, as cervejas são comercializadas em empórios, restaurantes e entregues na casa do cliente.
“A gente já tinha o delivery, mas não era uma aba de negócio que explorávamos muito. Como tinha muita visita na fábrica e venda externa, não era algo substancial pra nós. Agora, demos ênfase no delivery e estamos trabalhando dessa forma”, diz o empresário Renan Leonessa.
O delivery também foi a primeira ideia da vinícola para ter algum faturamento. Com tudo fechado na sede em São Roque, Olivardo começou a usar a cozinha de um buffet em São Paulo para preparar e entregar pratos e doces nos finais de semana.
O delivery deu um pouco de fôlego para os dois negócios. Mas os empresários resolveram se unir nessa crise: a vinícola criou uma marca de cerveja e lançou o produto em parceria com a cervejaria. A ideia não era lançar agora, mas com os acontecimentos, resolveram colocar em prática logo.
Pela parceria, a cervejaria produz e a vinícola vende pelo delivery. Nesse primeiro lote serão produzidas 500 garrafas de dois tipos de cerveja, vendidas por R$ 18 e R$ 25. Os empresários ainda não decidiram como será a divisão dos lucros, mas já é certo que a nova cerveja fará parte do cardápio da vinícola no fim do isolamento.
“É momento de união! Eu tinha sonho, sou muito apreciador de boa cerveja. Sou produtor de vinho e aprecio cerveja”, conta Olivardo.
“Por mais que sejam produtos semelhantes, um é vinho, outro cerveja. Em toda área gastronômica há sinergia e dá pra acontecer parcerias pra se ajudar”, comemora Renan.
QUINTA DO OLIVARDO
Estrada do Vinho, KM 4 São Roque / SP – CEP: 18145-002
Telefone: (11) 4711-1100 / 4711-1923
www.quintadoolivardo.com.br
E-mail: contato@quintadoolivardo.com.br
CERVEJARIA MADALENA
Rua Araçatuba, 137 – Santa Maria Santo André / SP – CEP: 09071-310
Telefone: (11) 4800-0500
www.cervejamadalena.com