Escritório Nacional de Estatística afirma que preços de roupas e combustíveis puxaram desempenho. Analistas previam que a inflação seria de 1,6%. O índice de preços ao consumidor (IPC) do Reino Unido ficou em 1,5% em março, em comparação com 1,7% no mês anterior, devido à queda nos preços dos combustíveis, informou nesta quarta-feira (22) o Escritório Nacional de Estatística (ONS). Analistas no Reino Unido previam que a inflação seria de 1,6% em março.
O chefe do ONS, Mike Hardie, destacou que a inflação "voltou a cair em março, principalmente devido à queda nos preços de roupas e combustíveis".
"Os preços das roupas normalmente aumentam entre fevereiro e março, quando as vendas do ano novo chegam ao fim", acrescentou.
No entanto, os preços das roupas caíram neste ano, com os varejistas oferecendo descontos antes do início do confinamento pelo Covid-19 no final de março, explicou.
O custo das matérias-primas para os fabricantes caiu drasticamente devido à queda dos preços do petróleo, que estão no seu nível mais baixo desde o início de 2016, de acordo com Hardie.
O preço do petróleo Brent para entrega em junho terminou a terça-feira no mercado futuro de Londres em US$ 19,07, 25,45% a menos do que no final da sessão anterior, devido ao excesso de oferta no mercado e ao colapso na segunda-feira. Óleo Intermediário do Texas (WTI).