O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu nesta quinta-feira (8), em Brasília, o pianista e maestro João Carlos Martins – idealizador do projeto “Orquestrando o Brasil” – uma plataforma digital criada com o intuito de disseminar conteúdos, capacitar regentes e músicos e servir de ferramenta para a troca de conhecimentos musicais.
Acompanhado do publicitário e produtor cultural, José Roberto Walker, João Carlos Martins entregou ao secretário um livro com a recente história do “Orquestrando o Brasil”. Em um ano e meio, foram 437 orquestras integradas e 18 mil músicos envolvidos. O curso para regentes possui quase 800 alunos envolvidos.
“De 15 em 15 dias, recebo ensaios dos alunos pelo telefone. É um trabalho voluntário que tenho o maior prazer de desenvolver. A minha meta é que este projeto cresça ainda mais, quero deixar um legado”, contou o maestro.
No encontro, Henrique Pires enfatizou as ações desenvolvidas pela Secretaria Especial da Cultura voltadas à música. “Estamos ajudando o Congresso Nacional na montagem de uma Frente Parlamentar em Defesa da Música, prevista para outubro. E, ainda, discutindo com a cadeia produtiva da música questões tributárias, visando facilitar o acesso do músico ao instrumento musical. Temos grandes musicistas, grandes trabalhadores, mas, às vezes, o equipamento fica aquém da expectativa dos próprios profissionais”, destacou.
Músicos e interessados no projeto Orquestrando o Brasil podem se inteirar sobre o assunto no sita: orquestrandobrasil.com.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania