Edificação da época de 1880, o Museu José Antônio Pereira, tombado pelo patrimônio histórico, vai ser restaurado. O projeto faz parte da programação de aniversário dos 120 anos de Campo Grande e começa neste fim de semana, com uma capacitação gratuita de restauração, ministrada por Antônio Sarasá, restaurador conhecido por recuperar patrimônios em todo País.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Marcos, com várias especializações em restauração de patrimônio, Sarasá fundou, em 2001, um estúdio especializado em conservação e restauro do Patrimônio Histórico e ministra cursos, palestras e treinamentos sobre zeladoria para instituições públicas e privadas de todo o país.
Na prática, a restauração só vai iniciar no fim de setembro. Antes disso, Antônio quer sensibilizar a população sobre o que é necessário para conservar uma casa como a do museu, construída com taipa de mão, madeira e coberta de telhas de barro.
“Sentimos muita dificuldade de mão de obra de restauro em Campo Grande. E partiu dele a ideia de capacitação. com a proposta de mostrar que o museu é de todos e pode ganhar defensores”, explica Melissa Tamaciro, secretaria da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) que realiza a programação.
A capacitação é gratuita e promete ensinar técnicas de restauro para casas de taipa. Todos podem participar, além de profissionais da área de Arquitetura, Design e Engenharia. A primeira etapa inicia no dia 9 de agosto, sexta-feira, das 16h às 18h, com aula teórica sobre preservação cultural e zeladoria do patrimônio cultural, que inclui temas como histórico do preservacionismo no Brasil, os desafios atuais da preservação cultural e a zeladoria como uma política cultural baseada na afetividade.
Fonte: CG News