Obra da Odebrecht: apesar de atender aos compromissos, a empreiteira pediu recuperação judicial (Paulo Fridman/Getty Images)
Na avaliação de executivos da empreiteira Odebrecht, foi a má reputação da empresa, e não o risco financeiro, que fez a Caixa executar garantias relacionadas ao estádio Itaquerão, em São Paulo.
A medida foi determinante para o grupo pedir recuperação judicial, no dia 17 de junho, com dívidas totais de 98 bilhões de reais. Em conversas internas e com investidores, executivos da Odebrecht têm questionado a decisão da Caixa, argumentando que uma eventual quebra do conglomerado passará uma imagem ruim do país.
A Odebrecht, dizem, fechou todos os acordos possíveis reconhecendo corrupção no Brasil e no exterior e delações de dezenas de executivos, está com seu controlador preso, e ainda assim terminou as obras pendentes. “Se depois de tudo isso a empresa ruir, pode passar a impressão de que vale a pena esconder os erros embaixo do tapete”, diz um executivo próximo à companhia. A Odebrecht não comenta.