O Ministério do Turismo (Mtur) publicou uma cartilha atualizada do Programa de Regionalização, onde constam novas exigências para que os municípios possam fazer parte do “Mapa do Turismo” em 2019.
Por esse motivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está convocando os municípios para atenderem às novas diretrizes. Atualmente o Amapá tem 12 municípios incluídos no mapa. As novas condições aumentam as chances de permanência das cidades na lista, assim como possibilita que novas cidades sejam incluídas na iniciativa.
O prazo para cadastramento, edição e inserção dos documentos exigidos vai até 30 de julho. O Amapá esteve presente por meio de representantes no 31º Encontro do Programa de Regionalização do Turismo e da Rede de Inteligência de Mercado, onde a pauta foi discutida com 20 estados.
O mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. Por isso, é obrigatória a responsabilidade dos gestores municipais em se manterem ou entrarem no Mapa.
Os recursos buscam viabilizar a execução de projetos pautados por prévios processos de planejamento dos territórios priorizados. Além disso, eles se inserem como uma das principais medidas para o desenvolvimento, gestão e estruturação dos destinos turísticos, assim como na geração de mais empregos, renda e inclusão social.
A atualização periódica faz parte da estratégia de estruturação e promoção do turismo de forma regional e descentralizada. A nova versão do Mapa será divulgada pelo Ministério do Turismo em agosto.
Fonte: G1