A Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania. e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), divulgaram os projetos vencedores do Edital de Coprodução Brasil – Uruguai 2018, uma parceria da Ancine com o Instituto de Cinema y Audiovisual del Uruguay (ICAU).
O filme de coprodução minoritária brasileira selecionado foi “O Jardineiro”, de José Ramon Novoa, apresentado pela Panda Filmes Ltda, em coprodução com Leon Films SRL. Já o projeto de coprodução minoritária uruguaia foi “Livramento”, de Lillah Halla, apresentado pela Oriental Features, em coprodução com Arissas Multimídia. Cada um desses projetos receberá o investimento no valor equivalente, em moedas locais, a 150 mil dólares.
Para a escolha dos dois filmes selecionados, entre representantes do Brasil e Uruguai, foram utilizados critérios de avaliação como: qualidade artística e técnica, relevância da participação artística e técnica do país minoritário na coprodução e relevância do projeto para o incremento da integração entre as industrias cinematográficas do Brasil e do Uruguai.
Clique aqui para acessar a Chamada Pública BRDE/FSA Concurso Produção para Cinema 2018 – Coprodução Uruguai-Brasil e o conteúdo da Ata de Seleção Final.
Assessoria de Comunicação
Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Ministério da Cidadania