Com o objetivo de difundir as obras audiovisuais locais, o Sesc Cultura realiza, a partir deste mês, a Sessão “Filmes Daqui”. O primeiro acontece dia 23 de fevereiro, às 20 horas, com o lançamento do filme “Beth e Betinha”, de Marinete Pinheiro, que narra a história da primeira dupla musical feminina do Estado, em atividade há mais de 50 anos.
Após as exibições sempre haverá um bate-papo entre realizadores, o meio cultural local e público, estimulando indagações, reflexões, novas produções e propostas estéticas. Após a exibição haverá bate-papo entre o público e os organizadores.
“O Sesc já faz um trabalho de valorização de grandes produções nacionais e internacionais, agora queremos dar ênfase nos trabalhos realizados no nosso estado estimulando produtores e aproximando o público do panorama cultural diversificado das produções realizadas no Estado. Serão exibidos filmes recentes, de curta, média e longa-metragem, além daqueles já conhecidos na filmografia de Mato Grosso do Sul”, comentou a diretora regional do Sesc Regina Ferro.
No documentário de 26 minutos a diretora Marinete Pinheiro conduz uma entrevista que explora as memórias da carreira da dupla contada por elas mesmas. As dificuldades do início da carreira e as atuais. Causos engraçados, histórias de composições, shows e apresentações são abordadas pela dupla no filme que sintetiza com um olhar criativo e artístico a história da dupla Beth e Betinha.
Marinete Pinheiro é Jornalista, Escritora e Cineasta, formada pela Escuela Internacional de Cinema e Television de San Antônio de Los Banos em Cuba. Autora de dois livros sobre cinema: “Salas de Sonhos – Histórias dos cinemas de Campo Grande” e “Salas de Sonhos II – Memórias dos Cinemas de Mato Grosso do Sul” publicados pela Editora da UFMS (2008/2010), dirigiu o documentário “A Dama do Rasqueado”, premiado em 2017 na Mostra Nacional Sesc de Cinema. Desde 2015 está na Coordenação do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul onde desenvolve diversas atividades de formação, difusão e promoção na área da fotografia, música e, principalmente, cinema.