Os historiadores Moacir Lacerda e Gilson Rodolfo Martins apresentaram neste dia 1 de Março em reunião dos associados do IHGMS o Projeto MS 500 ANOS – Aleixo Garcia, a Jornada Épica.
Aleixo Garcia foi o primeiro europeu a percorrer em 1524 as terras brasileiras de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e também os países Paraguai, Bolívia e Império Inca (Peru), seguindo o Caminho de PEABIRU, acompanhado por aproximadamente 2000 indígenas Guarani Karijó.
Foram apresentadas as fontes bibliográficas e documentais, e as ações propostas para as comemorações dos emblemáticos 500 anos de MS.
A saga de Aleixo Garcia pode ser comprovada em documentos desde 1542 como a Relação de Domingo Martinez de Irala, disponibilizada pelo IHGB – Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, com comentários de Paulo Pitaluga, ex-presidente do IHGMT, autor do livro Aleixo Garcia, o Homem e o Mito.
Há também livros e vários estudos publicados pelos Institutos Históricos e Geográficos de MT, MS, SC, PR e SP.
Além das diversas publicações historiográficas, há algumas publicadas em Portugal, Espanha, Paraguai, Argentina e nos Estados Unidos.
Vale destacar que Aleixo Garcia é o Patrono da Cadeira número 4 do IHGMS.
Dentre as ações propostas nas ações do Projeto MS 500 ANOS os palestrantes citaram:
– Realização de Ciclo de Debates sobre a História de MS nas principais cidades, campus avançados das universidades.
– Apresentação do Show Musical MS 500 ANOS temático com nomes proeminentes da Cultura e da História de MS.
– Participação com a Secretaria da Educação de MS para capacitação de professores em História e Geografia Regionais.
– Motivação para estudantes – crianças e adolescentes desenvolvam temas literários e artes visuais relacionados com a História e Geografia de MS.
– Publicação de um livro ilustrado para ser entregue gratuitamente para crianças e jovens de MS.
– Produção de um Áudio Visual Documentário enfocando essa relevante História de MS, sua Geografia estratégica pela qual surgiram diversos países da América do Sul, suas Potencialidades e Riquezas Naturais.
Vale ressaltar que o associado prof Marcelo Fernandes também tem obras que integram o Projeto apresentado.
Todo o material apresentado foi disponibilizado para os associados do IHGMS para análise, considerações e colher propostas de outras oportunidades e ações do Projeto MS 500 ANOS.
Matula Cultural
Assessoria de Imprensa