Estado é o principal produtor do grão no país e falta de chuva prejudicou colheita da atual temporada. Produtores de arroz do Rio Grande do Sul estão sofrendo com a estiagem
Produtores de arroz do Rio Grande do Sul devem ter a colheita prejudicada nesta safra por causa da seca.
O estado, que é o principal produtor de arroz do país, ficou sem chuvas em algumas regiões.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Foi o caso do agricultor Elton Machado, que tem uma lavoura de arroz em Arroio Grande que ficou 10 dias sem água. O cultivo foi prejudicado e a colheita atrasou cerca de 20 dias.
"A gente estima uma quebra de 5% a 7% em relação ao que se colheu ano passado", conta Elton.
Os produtores costumam dizer que a lavoura de arroz precisa de sol na cabeça e água no pé para uma boa safra.
A seca em diversas regiões do Rio Grande do Sul afetou o estado no momento em que a água é essencial para a irrigação.
Em Pelotas, o agricultor Eduardo Almeida não sabe o que esperar da atual temporada. Na última safra, ele colheu 8,5 toneladas de arroz.
"É bem difícil e angustiante. A gente trabalha, tem investimento, tudo tá aqui, né? A nossa vida é isso aqui", conta Eduardo.
Na última safra, os produtores do Rio Grande do Sul colheram 7,8 milhões de toneladas de arroz. Mesmo mantendo a área da temporada anterior, a expectativa é de quebra na produção.
Os preços, por outro lado, se elevaram, conforme explica Alexandre Velho, presidente da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul).
"Este ano temos a expectativa de um patamar de preço melhor já na colheita. Isso se deve a um ajuste grande no mercado, aliado a um câmbio acima de R$ 5 que nos traz uma expectativa de uma exportação bastante grande no ano de 2021", afirmou.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Veja os vídeos mais assistidos do Globo Rural