Certificação compensa a emissão de gás poluente durante entregas das compras com ações ambientais. E-commerce de joias adota selo de carbono neutro no setor de logística
O setor de logística de e-commerce está usando uma nova estratégia para se aproximar dos clientes: o selo de carbono neutro, que compensa a emissão de gás poluente com uma ação ambiental.
Veja todos os vídeos do PEGN
Pouca gente se dá conta, mas fazer uma compra pela internet sem sair de casa também gera poluição. A maioria dos veículos usados na entrega emite gases do efeito estufa.
A empresária Stephanie Stein, dona de um e-commerce de joias, investiu no marketing verde. Uma das certificações que ela exibe no site é o selo de carbono neutro.
“Adquiri o selo de reciclagem e encontrei o selo de neutralização para compensar frete da produção de minhas peça”, conta Stephanie.
O selo foi lançado pela startup do Daniel Drapac, que comercializa softwares de gestão para e-commerces.
“O selo significa que naquela compra, o que foi gerado de emissão de CO2 eu tive a contra partida de comprar a quantidade de crédito para compensar isso”, explica Daniel.
Diferencial verde
O selo é bom para o meio ambiente, bom para as vendas e virou um diferencial na hora de conquistar clientes para um e-commerce. Com a certificação, a empresa mostra que investe em entrega consciente e num futuro mais verde.
Todo CO2 emitido pela empresa ou pela sua logística é quantificado e compensado, na mesma proporção, em uma ação ambiental, como preservação florestal ou reflorestamento.
A emissão de uma tonelada de CO2, por exemplo, equivale ao plantio e crescimento de seis árvores por 15 a 20 anos.
Durante a pandemia, a procura pela certificação de carbono neutro subiu 40%. O faturamento da startup este ano pode chegar a R$ 3 milhões.
“É impressionante como é um produto que tem apelo, independente do tamanho do negócio. Temos clientes como pequenos artesãos, que pensam nessa cadeia limpa, e grandes empresas nacionais com volume de entrega. É bom para o pequeno e para empresa grande”, afirma Daniel.
O selo foi criado em parceria com uma consultoria de sustentabilidade. Ela recebe os créditos e repassa para algum projeto ambiental certificado pelo Protocolo de Kyoto.
O crédito de carbono é cobrado no frete, gira em torno de R$1,60 e pode ser pago pelo cliente ou pela empresa, como o e-commerce de joias da Stephanie faz.
Com o transporte consciente, a empresa quer diminuir a emissão de carbono em até 20%.
“Empresas que se preocupam com isso a médio e longo prazo vão ter mais valor agregado. É cuidar da nossa pedra mais preciosa que é o planeta. Não tem planeta reserva, temos que cuidar agora”, diz Stephanie.
iTrack Brasil
Avenida Sagitário, 138 – Torre City, Sala 914 – Alphaville Conde II
Barueri / SP – CEP: 06473-073
Telefone: (11) 98464-2285
E-mail: daniel.drapac@itrackbrasil.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/itrackbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/itrackbrasil/
Instagram: http://instagram.com/itrackbrasil
Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável
Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 – Cidade Universitária
São Paulo / SP – CEP: 05508-000
Telefone: (11) 98214-4404
E-mail: freteneutro@eccaplan.com.br
http://eccaplan.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/eccaplan-consultoria-em-sustentabilidade/
Facebook: https://www.facebook.com/eccaplan
Instragram: https://www.instagram.com/eccaplan_sustentabilidade/
Stephanie Stein
Telefone: (11) 97543-3120
E-mail: stephanie@stephaniestein.com.br
www.stephaniestein.com.br
Redes sociais: @stephaniestein
Veja os vídeos mais assistidos do PEGN
Veja dicas para montar sua empresa