Serviço está entre as ideias de negócio mais buscadas no site da instituição em 2020. Setor de frete e transporte de cargas gera interesse de novos empreendedores Reprodução/PEGN O serviço de frete e transporte de pequenas cargas foi uma das ideias de negócios mais buscadas em 2020 no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Utilizando veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões, é possível transportar mercadorias dos mais diversos tipos, sejam perecíveis ou de grande valor. Veja dicas para abrir um pet shop Confira dicas para investir em uma distribuidora de bebidas Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae criou um material com dicas para quem quer investir no segmento, que atrai pela rapidez, a praticidade e o menor preço para o deslocamento de produtos. Veja 10 dicas do Sebrae para abrir uma empresa de frete e transporte de pequenas cargas: Exigências legais: antes de iniciar as atividades no setor, é necessário solicitar o Registro Nacional de Transportes Rodoviários, e verificar a necessidade de um alvará de funcionamento e licença sanitária. Estrutura: para quem está começando, é preciso pensar em um local para guardar os veículos com segurança, um escritório para receber clientes e banheiro para higiene e troca de roupas, quando necessário. Desafios: é muito importante cumprir horários. Falhas na entrega podem causar prejuízos financeiros e, principalmente, levar a perda de clientes. Por isso, é primordial ter rapidez na entrega e segurança no transporte. Apresentação: veículo sempre limpo e motorista uniformizado são regras fundamentais para empresas do setor, independentemente do tamanho ou produto a ser transportado. Segurança: O Sebrae aconselha terceirizar os serviços de mecânica e investir na manutenção preventiva dos veículos utilizados nos transportes. Diferenciais: acondicionar os produtos com segurança, usar embalagens anti-odor para separar produtos de limpeza de alimentos, por exemplo, e usar caixas lacradas são maneiras de conquistar clientes. Qualificação: é importante ter conhecimento sobre logística. Pode ser uma experiência de trabalho em outras empresas ou participação em cursos e eventos. Se precisar de ajudante, é preciso treiná-lo para que os serviços sejam feitos com qualidade. Localização: a área de zoneamento, ou seja, o local onde o veículo ficará, precisa ser autorizado pela prefeitura local. É importante que esse espaço tenha facilidade de saída em momentos de concentração de trânsito ou bloqueios para veículos de cargas. Divulgação: Uma boa pintura no veículo é uma divulgação móvel, que está sempre nas ruas. Além disso, o empreendedor pode investir em redes sociais, cartão de visita, banners, e sites especializados que tenham espaço para anúncios. Mercado em alta: o crescimento do e-commerce, a tendência do consumidor em fazer compras menores e mais frequentes, e o aumento das importações e exportações de pequenos volumes são fatores que favorecem o setor. Veja reportagem do PEGN sobre o aplicativo que conecta caminhoneiros a serviços essenciais durante a viagem: Aplicativo conecta caminhoneiros a serviços essenciais durante a viagem Vídeos: Conheça empreendedores que estão superando a crise