Anúncio do Banco do Brasil de fechar agências pelo país e abrir programa de demissão voluntária teria irritado o presidente Jair Bolsonaro. André Brandão assumiu a presidência do BB em setembro de 2020. O Banco do Brasil informou nesta quarta-feira (14) que não recebeu nenhuma comunicação formal por parte do "acionista controlador", ou seja, o governo federal, sobre qualquer decisão a respeito da possível demissão do seu presidente, André Brandão. A informação foi divulgada por meio de "fato relevante" à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A possibilidade da saída de Brandão do comando do banco estaria relacionada a uma insatisfação do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o blog da Ana Flor, Bolsonaro se irritou com o anúncio, feito no início desta semana, do fechamento de mais de 200 agências e um programa de demissão voluntária com o objetivo enxugar 5 mil vagas.
Ainda de acordo com o blog, Bolsonaro passou a receber telefonemas e pedidos de audiência de políticos. Eles reclamam que suas cidades deixariam de ter agências do banco.
A principal irritação de Bolsonaro é motivada pelo anúncio das medidas antes da definição das presidências da Câmara e Senado — as eleições estão previstas para fevereiro.
Brandão assumiu a presidência do banco em setembro de 2020, levado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente do Banco Central, Campos Neto.
Veja o comunicado de 'fato relevante' divulgado pelo Banco do Brasil:
Em atendimento ao § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, e em referência às notícias divulgadas na mídia em 13 de janeiro sobre suposta destituição do Sr. André Brandão do cargo de Presidente, o Banco do Brasil S.A. (“BB”) informa que não recebeu no âmbito de seus órgãos de governança nenhuma comunicação formal por parte do acionista controlador sobre qualquer decisão a respeito do assunto, conforme disposto no Estatuto Social do BB e na Lei no. 4.595/1964.
2. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.
Brasília (DF), 14 de janeiro de 2021.
Carlos José da Costa André
Vice-Presidente Gestão Financeira e de Relações com Investidores
VÍDEOS: veja as últimas notícias de economia