Resultado foi ligeiramente melhor que a previsão de queda de 5,1% do mercado. O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha terminou o ano de 2020 com queda de 5%, segundos dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Destatis, o escritório federal de estatísticas alemão.
O resultado foi ligeiramente melhor que a previsão de queda de 5,1% de economistas consultados pelo “Wall Street Journal”.
O ano de 2020 foi difícil para todas as economias do mundo devido à pandemia de Covid-19, que obrigou governos a decretarem medidas de distanciamento social e fechamento de negócios.
Embora a perspectiva para 2021 ainda seja de recuperação econômica, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, cogita estender o “lockdown” atual até abril em meio a um aumento persistente de casos de covid-19 no país.
A Alemanha registrou mais de 25 mil novos casos do coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos para 1.978.590, segundo dados do Instituto Robert Koch.
O consumo privado despencou 6% em 2020, enquanto o investimento empresarial em novos equipamentos também caiu com força.
As exportações recuaram quase 10%, enquanto as importações caíram 8,6%, disse a agência. O únicos pontos positivos vieram dos gastos do governo, que elevaram o consumo estatal em 3,4%, e da construção, onde o investimento subiu 1,5%.
Alemanha anuncia extensão do lockdown até o fim de janeiro
Vídeos: veja as últimas notícias de economia no Brasil e no mundo