Parte do movimento reflete migração de compras em lojas físicas para o canal, em razão da pandemia. Conssumidores vão em busca das compras de Natal em Ribeirão Preto, SP Luciano Tolentino/EPTV A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) informou nesta terça-feira (29) que as vendas on-line no Natal atingiram R$ 21,7 bilhões, alta nominal de 54% sobre o ano anterior. Parte dessa demanda se refere à transferência das compras que ocorrem em lojas físicas, canal de venda que registrou retração nos resultados na data, segundo dados já publicados por consultorias nos últimos dias. Vendas de Natal recuam 1,8% em 2020, aponta índice da Cielo O ritmo de crescimento no Natal está em linha com o verificado no varejo digital ao longo do ano. O comércio eletrônico apurou elevação de 57% nos oito primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a ABComm. Com a pandemia e mudança no horário de funcionamentos de lojas, houve migração de vendas dos pontos físicos para o digital no Natal. Por conta desse movimento de transferência, especialistas passaram a acompanhar mais de perto os dados totais do setor — e não apenas o do digital, como no começo da pandemia — para avaliar o desempenho geral do consumo. Vídeos: Últimas notícias de economia