Comércio virtual, isoladamente, cresceu 15,5% mesmo período, impulsionado pelo distanciamento social. Comércio em época de Natal em São José dos Campos (SP) Tiago Bezerra/TV Vanguarda As vendas de Natal no varejo físico e virtual registraram queda de 1,8% este ano, em relação à mesma data em 2019, apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce sozinho, por sua vez, cresceu 15,5% no mesmo intervalo — impulsionado pelo isolamento social provocado pela Covid–19. De acordo com o índice, a região Norte foi a que apresentou a maior expansão do comércio nas lojas físicas (12,2%), seguida pelo Centro-Oeste (2,7%) e Nordeste (0,2%). As regiões Sudeste e Sul, por outro lado, registraram queda nas vendas de 6,3% e 0,8%, respectivamente. Os setores com maiores altas em vendas no varejo total foram: Supermercados e hipermercados: 18,8%; Móveis e eletrodomésticos: 18,5%; Materiais para construção: 18,4%; Livrarias, papelarias e afins: 1,2%. As maiores retrações, por sua vez, se deram em: Turismo e transporte: -43%,7%; Alimentação: -30,5%; Vestuário: -14,6%. Vídeos: Veja as últimas notícias de economia