Reino Unido e a UE fecharam um acordo comercial que preserva o acesso com tarifa zero e cota zero ao mercado único do bloco, mas que ainda causará problemas. O Reino Unido pediu nesta segunda-feira (28) que as empresas se preparassem para o Brexit, poucos dias antes do fim de um período de transição projetado para suavizar sua saída da União Europeia.
Reino Unido publica regras do Brexit
O Reino Unido e a UE fecharam um acordo comercial na quinta-feira (24) – que preserva o acesso com tarifa zero e cota zero ao mercado único do bloco, mas que ainda causará problemas.
O período de transição, sob o qual o Reino Unido se manteve alinhado às regras comerciais e regulatórias da UE, termina em 31 de dezembro.
Pós-Brexit: entenda o que é e o que acontecerá com o Reino Unido a partir de janeiro
"O negócio está fechado, mas com grandes mudanças vêm o desafio e a oportunidade", disse o ministro do gabinete britânico, Michael Gove, em um comunicado, acrescentando que as empresas precisam se ajustar à saída do Reino Unido do Mercado Único e da União Aduaneira da UE.
"Há mudanças práticas e de procedimentos para as quais as empresas e os cidadãos precisam se preparar, e o tempo para fazer esses preparativos finais é muito curto."
Vídeos: Últimas notícias de economia