Entre os destaques de aumento em 12 meses estão o azeite de oliva (12%) e arroz (75%). Nacionalmente, o tomate teve valorização mais agressiva (74,8%). Alguns itens da ceia de Natal registram aumento de mais de 70%
Na Região Metropolitana de São Paulo, alimentos tradicionais da ceia natalina estão mais caros para quem for comemorar o Natal no próximo dia 25. Alguns itens registram aumento de mais de 70% na comparação com o ano passado.
Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgados na terça-feira (22), o arroz e o azeite de oliva, itens tradicionais na ceia natalina, estão inflacionando o Natal dos paulistas. O arroz está quase 75% mais caro e o azeite pode ser encontrado com até 12% de aumento nas prateleiras de supermercados.
IPCA-15: prévia da inflação oficial sobe 1,06% em dezembro e fecha 2020 em 4,23%
Outro item menos lembrado que também está mais caro é o limão, que sofreu um aumento de 26%, com relação aos números do ano passado. Por outro lado, a cebola foi o único produto da ceia natalina que sofreu queda: neste ano, ele está quase 4% mais barato em comparação ao ano passado.
Já falando sobre dados nacionais, o tomate é o alimento vilão da ceia dos brasileiros, com uma alta de 74,8% em 12 meses. Em seguida, estão o arroz e a batata, que tiveram aumento de 72,46% e 70,29%, respectivamente.
VÍDEOS: Últimas notícias de Economia