Alexandre Abramo diz que existe demanda para tudo, e ela só aumentou. 'Esperávamos uma alta de 55% no ano. Mas cresceu mais do que o dobro', afirma. Procura por cursos online mais do que dobrou na pandemia Globo Os cursos online vivem um "boom" com a pandemia. "Eu esperava que esse mercado fosse crescer uns 50% no ano. E, na verdade, foi o dobro disso. Cresceu mais de 100%", diz Alexandre Abramo, diretor de uma plataforma que hospeda essas aulas. As aulas remotas conquistaram muitas pessoas que estavam querendo mudar de carreira ou precisaram se reinventar durante o isolamento pelo coronavírus. E são muitas as opções de temas que se pode aprender sem sair de casa. A dica de Abramo para quem estiver pensando em começar a ensinar online é: "Não tenha medo de (fazer um curso para) o nicho do nicho do nicho. Tem demanda para isso tudo". Estratégia faz diferença Uma confeiteira tem feito sucesso na internet ensinando a fazer bolos cobertos com "butter cream" (creme de manteiga). Diante de uma demanda que só crescia, ela não se restringiu aos seus conhecimentos de culinária. Agregou as ideias do marido, que é engenheiro e deixou o trabalho para cuidar deste negócio com ela. O casal deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 8 milhões. "Ele trouxe toda a estratégia de marketing, administrativo… para juntar com o que eu já sabia e os dois, juntos, pensarem muito melhor", explica Bruna Rebelo, que começou de forma amadora, gravando aulas pelo celular, e acabou montando um pequeno estúdio, em casa. "Às vezes um curso ruim com uma estratégia boa acaba tendo muito mais sucesso do que um curso bom sem estratégia", diz o marido de Bruna, Fernando Rodrigues. "A estratégia do negócio tem que estar desenhada de uma forma muito didática, para a gente conseguir um crescimento, e um crescimento sustentável, que a gente consiga dar conta de tudo isso que está acontecendo", completa. Conheça esta história na reportagem de Paula Monteiro: Confeiteira lança curso online durante a pandemia "