País alertou que gigantes da internet 'não estão alheias à fiscalização da lei antimonopólio'. Valor da sanção, no entanto, é baixo: o equivalente a R$ 390 mil. Sede do grupo Alibaba em Hangzhou, na China Reuters A China alertou nesta segunda-feira (14) as gigantes da internet do país que não irá tolerar práticas monopolistas e está se preparando para intensificar a vigilância. O país aplicou multas e anunciou investigações envolvendo o Alibaba Group e a Tencent Holdings, duas das maiores companhias do setor. A Administração Estatal de Regulamentação do Mercado (SAMR) disse que o Alibaba, a China Literature, apoiada pela Tencent, e a Shenzhen Hive Box seriam multadas em 500.000 iuanes (R$ 390 mil) cada, por não relatarem negócios anteriores de maneira adequada para análises antitruste. O valor da sanção é o máximo sob uma lei antimonopólio de 2008. O órgão disse que também analisará uma fusão entre as empresas de streaming de jogos Huya e DouYu International, que foi anunciada em outubro. A Tencent é uma grande investidora em ambas e pressionou para o negócio ser concluído, informou a Reuters anteriormente. Facebook é alvo de processos nos EUA por monopólio nas redes sociais Google é processado pelo Departamento de Justiça dos EUA por monopólio em sistema de buscas Além disso, a SAMR disse que analisará e investigará outros acordos com base em denúncias de que algumas empresas conquistaram muito poder operacional em certos setores – um processo que deve ser demorado e envolver um grande número de empresas. "As multas dos três casos são um sinal para a sociedade de que a supervisão antimonopólio no campo da internet será fortalecida", disse a SAMR, mesmo reconhecendo que as multas são relativamente pequenas. "A indústria da internet não está alheia à fiscalização da lei antimonopólio", acrescentou o órgão em outro comunicado. As ações do Alibaba e da Tencent, listadas em Hong Kong, caíram após a notícia. O Alibaba fechou em queda de 2,6% e a Tencent com recuo de 2,9% em seu pior dia desde 30 de novembro. Veja os vídeos mais vistos do G1