Cantora é campeã de audiência em shows on-line transmitidos pelo YouTube. Ranking é dominado por sertanejos, que fizeram trilha de 'sofrência' do auge da quarentena no Brasil. Marília Mendonça em live recordista de audiência no YouTube, no dia 8 de abril Caio Rocha/FramePhoto/Estadão Conteúdo No ano das lives, oito das 10 transmissões ao vivo de música com maior audiência no YouTube são de artistas do Brasil. Marília Mendonça fez o show ao vivo mais assistido do ano, com 3,3 milhões de visualizações simultâneas. A cantora está à frente do fenômeno sul-coreano BTS e do tenor italiano Andrea Bocelli, os dois nomes internacionais na lista. Além da liderança, Marília também ocupa a 8ª posição no ranking – ela é a única a aparecer duas vezes. Veja, abaixo, a lista de lives mais assistidas do mundo em 2020 no YouTube Marília Mendonça – #LiveLocalMariliaMendonca (8 de abril): 3,31 milhões de visualizações Jorge & Mateus – Live na Garagem (4 de abril): 3,24 milhões de visualizações Andrea Bocelli (12 de abril): 2,86 milhões de visualizações Gusttavo Lima (11 de abril): 2,77 milhões de visualizações Sandy & Junior (21 de abril): 2,55 milhões de visualizações Leonardo – #CabareEmCasa (1º de maio): 2,52 milhões de visualizações BTS (18 de abril): 2,31 milhões de visualizações Marília Mendonça – #TodosOsCantosDeCasa (9 de maio): 2,21 milhões de visualizações Henrique & Juliano (19 de abril); 2,06 milhões de visualizações Bruno e Marrone (16 de maio): 2,05 milhões de visualizações Para montar o ranking, o YouTube considerou o pico de visualizações simultâneas de cada uma das lives. Ele representa o número de dispositivos conectados naquela transmissão pela plataforma ao mesmo tempo. Isso significa que o número de pessoas assistindo pode ser maior, já que mais de uma pessoa pode ver a live em um mesmo dispositivo. Ano de 'sofrência' Marília, também dona do clipe mais assistido do ano no YouTube, e artistas como Gusttavo Lima e as duplas Jorge e Mateus e Henrique e Juliano, que também aparecem na lista de lives, ajudaram a compor a trilha de "sofrência" do auge da quarentena no Brasil. Nomes conhecidos do sertanejo profissionalizaram no país os shows on-line do isolamento, que começaram com apresentações simplórias de popstars globais, como Chris Martin, John Legend e Elton John. No fim de março, a primeira live de Gusttavo Lima, com cinco horas de transmissão movidas a muito álcool e uma produção luxuosa, foi o prenúncio das apresentações que viriam depois. O debate sobre a bebedeira de sertanejos em lives Além dele Jorge e Mateus, Léo Santana e outros cantores foram criticados por reunirem, em meio á pandemia, um número considerado alto de músicos e profissionais técnicos em suas lives, aumentando o risco de contágio da Covid-19. Ao mesmo tempo, o formato sofisticado ajuda a explicar por que o Brasil ocupa a maioria das posições do ranking do YouTube. Grandes artistas internacionais mantiveram as apresentações caseiras, com voz e violão em frente às câmeras, mesmo em grandes festivais de lives para arrecadar doações a instituições de caridade. Outros optaram pelo modelo de live com venda de ingressos. É o caso do próprio BTS, que bateu recorde em número de espectadores simultâneos em um show on-line pago. A live "Bang Bang Con", feita pelo grupo em 14 de junho, chegou a ser vista por 756 mil fãs ao mesmo tempo, uma marca já reconhecida pelo Guinness World Records. O grupo BTS na live 'Bang Bang Con', transmitida em junho e recordista de audiência em um show on-line pago Divulgação Mas nenhum dos dois estilos de live – nem o pomposo, tampouco o mais simples – foi capaz de manter alta a audiência desse tipo de apresentação ao longo da pandemia. A lista do YouTube mostra que todos os shows recordistas de audiência aconteceram entre abril e maio, ainda no primeiro trimestre da pandemia do coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março. Artistas seguem fazendo apresentações on-line, mas com público menos entusiasmado, o que também diminuiu o interesse de patrocinadores. VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento