Transferências ao governo poderão ser feitas via plataforma PagTesouro. PIX, o pagamento instantâneo do Banco Central, entrou em operação nesta segunda (16) em todo o país. A Secretaria do Tesuro Nacional informou que será possível a partir desta segunda-feira (16) utilizar o PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, para pagar taxas, contribuições e multas ao governo federal.
Os pagamentos e transferências via PIX foram liberados nesta segunda para todo o país (leia mais abaixo).
Entenda o que é e como vai funcionar o PIX
Neste primeiro momento, informou o Tesouro, receberão pagamento via PIX o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Esses pagamentos serão possíveis por meio do PagTesouro, que uma plataforma para pagamentos digitais do Tesouro.
Na plataforma também é possível fazer o pagamento de taxas como a de emissão de passaporte e a de inscrição em concurso público, além de multas de trânsito e ambientais. Porém, o pagamento via PIX para esses serviços não foi liberado neste primeiro momento.
De acordo com o Tesouro, porém, a expectativa é de que até o fim deste ano outros serviços sejam disponibilizados para recolhimento na plataforma.
Início das operações do PIX
Entre 3 e 15 de novembro, o PIX iniciou suas transações, mas com a operação restrita a alguns clientes selecionados pelas instituições financeiras.
A partir desta segunda-feira (16), o sistema de transferência de recursos, e de pagamentos, está disponível para todos os clientes interessados.
PIX: Saiba tudo sobre o sistema de pagamento instantâneo do BC
De acordo com o BC, 734 instituições terão o Pix disponível para toda a base de clientes a partir desta segunda-feira. Até este domingo (15), já haviam sido cadastradas mais de 71 milhões de chaves PIX.