Restoque está voltando a operar com preços cheios para tentar recuperar rentabilidade. Após o prejuízo crescer 75% no terceiro trimestre e a queda de 21 pontos na margem bruta (para 41,7%), a direção da Restoque, dona de marcas como Dudalina, Le Lis Blanc e Rosa Chá, disse nesta segunda-feira (16) que está voltando a operar com preços cheios para tentar recuperar rentabilidade. A empresa está em recuperação extrajudicial desde metade do ano por conta de renegociação de dívidas com bancos.
“Não queremos focar em venda com desconto. O foco é o ‘full price’ com sobras pequenas para ter uma liquidação realmente disputada. Na Black Friday temos um pouco mais de descontos, mas também isso ocorrerá de forma contida”, disse o diretor presidente Livinston Bauermeister. Várias redes informaram redução de promoções no quarto trimestre, em teleconferência com analistas.
A redução na margem bruta da empresa se deve principalmente a um ambiente mais promocional após início da pandemia, à redução do volume de vendas de atacado e ao impacto por ociosidade da fábrica. A companhia disse que, embora a margem bruta tenha apresentado uma redução, há uma recuperação mensal.
Vendas do varejo crescem pelo 5º mês seguido, mas desaceleram em setembro
A Restoque fechou 14 lojas nos últimos 12 meses, sendo três de julho a setembro. Todos os fechamentos do trimestre foram em outlets. Ao se considerar no acumulado do ano, o número é maior. De janeiro a setembro, as maiores quedas em número absoluto ocorreram na Dudalina, com quatro pontos a menos, para 63; na Bo.Bô e na Rosa Chá, também quatro a menos, para 21 e 16, respectivamente.
A receita líquida do grupo caiu 33%, para R$ 142 milhões. A venda do terceiro trimestre atingiu 66% do verificado um ano atrás, ou seja, 1/3 abaixo do verificado naquele período. O prejuízo atingiu R$ 92 milhões, alta de 75% sobre o ano anterior.
No on-line, contudo, as marcas atingiram faturamento de R$ 23,8 milhões, crescimento de 88,6%, representando 20,2% das vendas ao consumidor final na soma entre varejo e online. As vendas digitais por meio do WhatsApp cresceram 99,6% passando a representar 31% das vendas totais nas plataformas on-line.
O presidente da empresa ainda disse que o grupo começou um movimento de revitalização de lojas físicas, que se estenderá pelos próximos meses, abrangendo todas as marcas. Para a marca Le Lis Blanc, está sendo desenvolvido um novo conceito de loja, a ser inaugurado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, no primeiro trimestre de 2021. Ainda foi feita a reforma de duas das principais lojas da marca Bo.Bô, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro,
“Sabemos que nossas ações não tem efeito imediato, mas estamos otimistas”, disse ele.
Conforme já informado, a companhia concluiu em 4 de junho de 2020, um acordo com seus credores financeiros para reperfilamento de todo o seu endividamento financeiro. A dívida foi alongada em sua totalidade para o longo prazo. O montante da dívida alongada foi de R$ 1,435 bilhão. Em 30 de setembro, o ativo circulante é superior ao passivo circulante em R$ 323,4 milhões, representando 2,16 vezes, disse.
Para o presidente da companhia, as vendas devem se normalizar no quarto trimestre — as vendas em lojas com operação há mais de 12 meses terminaram outubro em 90% do verificado em 2019. Bauermeister disse que o grupo desistiu de operar a sua plataforma digital junto a um parceiro e começou a criar a própria plataforma, e isso levará a uma transição de sistemas. Normalmente, essas transições tem efeito na estabilidade das plataformas, mas a empresa não fez comentários sobre isso.
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