Apesar dos relatos de avanços nas negociações, prazo estabelecido por democratas para chegar a acordo com a Casa Branca já foi ultrapassado. As bolsas asiáticas fecharam novamente sem direção única nesta quarta-feira (21). Os ganhos da véspera em Wall Street ajudaram parcialmente, mas a indefinição persistente sobre um novo pacote de estímulos fiscais nos EUA segue no radar.
Na véspera, a presidente da Câmara dos Deputados americana, a democrata Nancy Pelosi, disse que houve avanço na conversa com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, mas a negociação continuará hoje, ultrapassando o prazo estabelecido por ela, que vencia ontem.
O Nikkei, índice de referência da Bolsa de Tóquio, subiu 0,53%, a 2.370,86 pontos; o Kospi, da Bolsa de Seul, avançou 0,31%, a 23.639,46 pontos; e o Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 0,75%, a 24.754,42 pontos. No entanto, na China continental, o Xangai Composto caiu 0,09%, a 3.325,02 pontos, e o Shenzen Composto recuou 1,10%, a 2.254,23 pontos.
"Os mercados foram animados pela esperança de um acordo de estímulo fiscal entre republicanos e democratas [nos EUA], mesmo com o prazo de terça-feira se esgotando, com todos os lados expressando boa vontade e flexibilidade no cronograma para chegar a um acordo mais cedo ou mais tarde", disse o Mizuho Bank em seu relatório diário.
Contudo, o analista para Ásia da Oanda, Jeffrey Halley, destaca que o obstáculo real perante a chance de aprovação de um novo pacote fiscal antes das eleições de 3 novembro não está mais na Casa e sim no Senado, onde os republicanos têm maioria e são críticos às propostas democratas.
“Se o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, se recusar a apresentar um projeto de lei, o estímulo estará morto até a pós-eleição nos Estados Unidos. Nada de sua retórica recente ou de outros republicanos do Senado sugere que eles estejam inclinados a apoiar um gigantesco projeto de estímulo, muito pelo contrário, na verdade. Também se tem a impressão de que, de olho nas estatísticas de pesquisas do presidente, na disputa acirrada pelo Senado e, portanto, em seus próprios empregos, os republicanos do Senado estão começando a se distanciar do presidente Trump. Isso reduziria sua capacidade de forçar o Senado a apoiar o projeto”, afirma Halley em nota a clientes.
A 14 dias das eleições presidenciais, Joe Biden lidera pesquisas de opinião nos EUA
Veja as cotações de fechamento das principais bolsas da Ásia:
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,75%, a 24.754 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,09%, a 3.325 pontos.
O índice CSI300 , que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,01%, a 4.792 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,53%, a 2.370 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,12%, a 12.877 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,12%, a 2.525 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,12%, a 6.191 pontos.
Vídeo: vejas as últimas notícias de economia