Companhia pretende usar recursos para abrir novas unidades de atacado e postos de combustível e para converter lojas de varejo em lojas de atacado. Grupo BIG surgiu da aquisição de 80% das operações do Walmart no Brasil pela Advent Divulgação O Grupo BIG Brasil pediu nesta segunda-feira (19) registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), como o terceiro maior varejista do país revelando planos de captar recursos para expansão, conversão e reformas de lojas no país. A companhia, dona de marcas como Sam's Club, Superbompreço, Maxxi Atacado e Mercadorama, informou no prospecto preliminar enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que a operação será conduzida por Itaú BBA, Bank of America, BTG Pactual, Credit Suisse, Bradesco BBI e JPMorgan. Mesmo com crise, entrada de empresas na bolsa este ano já é mais do dobro da registrada em 2019 A companhia afirmou que pretende usar os recursos da emissão de ações novas para abrir novas lojas de atacado e postos de combustível, converter lojas de unidades de varejo em lojas de atacado, reformar lojas atuais, e investir em sistemas de TI e outros projetos. O negócio servirá também para os sócios Walmart e o FIP Momentum, da gestora de fundos de private equity Advent International, venderem participação na empresa. O Grupo BIG, surgiu da aquisição de 80% das operações do Walmart no Brasil pela Advent, em agosto de 2018. Segundo o documento, em 30 de setembro a empresa tinha 389 lojas em 181 cidades de 18 Estados e Distrito Federal. Nos primeiros nove meses de 2020, o Grupo BIG teve receita líquida de R$ 15,7 bilhões, alta de 5,36% ante mesma etapa do ano passado, com a margem subindo de 1% para 3,9%. Na B3, o Grupo terá como concorrentes diretos o Grupo GPA, o Carrefour Brasil e o Grupo Mateus, que fez sua estreia na bolsa no último dia 13.