A forma que os empresários estão lidando com as instabilidades geradas pela pandemia pode dizer muito sobre o futuro do negócio. Patrícia é dona de uma fábrica de cookies e tem usado a resiliência e a flexibilidade para superar a crise Reprodução TV Globo A crise seleciona os mais fortes e algumas características são importantes para determinar os negócios que vão sobreviver à crise gerada pela pandemia do coronavírus ou até crescer nesse período. Confira as particularidades dos empresários de sucesso: Resiliência: É a capacidade do empreendedor de tocar o barco, de se adaptar diante de situações difíceis e continuar insistindo. “É não se abater pelas adversidades e seguir em frente”, diz o consultor Cláudio Carvajal. Flexibilidade: É a necessidade de se adaptar, de desapagar de um modelo de negócios e se transformar, criando novos modelos. “Literalmente, é deixar para trás”, afirma o consultor. Colaboração: A união de empresários que podem se ajudar faz toda a diferença para superar uma crise. Olhar digital: Os consumidores estão procurando cada vez mais os canais digitais para se relacionar com as empresas e fazer suas compras. “Se você não tem um canal digital para atender esses clientes, você vai perder para aquelas empresas que têm”, explica Carvajal. Patrícia Santos montou uma fábrica de cookies em 2017 e para enfrentar a crise do coronavírus tem sido muito resiliente e flexível. Mesmo faturando 70% a menos, a empresária manteve todos os funcionários e a empresa aberta. Com o fechamento de bares e restaurantes no início da pandemia, ela mudou o foco de vendas e passou a vender para o consumidor final. Já Gabriel Matias tem uma plataforma que conecta quem presta serviços de marketing a quem precisa deles. Depois da pandemia, mais de mil pequenos empresários se juntaram a ele e mostram o poder da colaboração. Gabriel reduziu preços e hoje presta serviços específicos e até 50% mais baratos. Já recuperou o faturamento pré-pandemia e vê uma luz no fim de 2020. “Se você continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, sempre vai atingir a mesma coisa. Agora se você faz diferente, atinge resultados diferentes”, diz Gabriel. Conheça as características do empreendedor que tem mais chances de sobreviver à crise Conheça empreendedores que estão superando a crise