Nota da cidade de Mucambo na avaliação que mede a qualidade das escolas de educação básica saltou em 2 anos. Município do sertão do Ceará é destaque na avaliação do Ideb
Mucambo, município do sertão do Ceará, obteve a primeira colocação na avaliação de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais (do 1º ao 5º ano). A nota da cidade no exame saltou de 6.8, obtida em 2017, para 9.4, em uma escala que vai até 10.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
O Ideb, que é um índice desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), avalia o conhecimento dos alunos em português e em matemática, além de considerar as taxas de reprovação em cada localidade.
Mucambo tem 15 escolas municipais, sendo que 10 estão na zona rural. São 2.726 estudantes matriculados em todas as unidades.
Efeitos da pandemia
Porém, desde o início da pandemia, em março, as salas de aula estão vazias. Para manter os alunos estudando, as atividades passaram a ser à distância, com os jovens aprendendo em casa.
As dificuldades para ter aula neste período são muitas, especialmente na zona rural, onde o sinal de internet é ruim.
De todos os alunos da cidade, 25% deles lidam com problemas com o ensino à distância. Quando isso acontece, os professores levam as atividades na casa do estudante.
Esse esforço e acompanhamento dos profissionais da educação e dos pais ajudam a explicar o bom resultado. Em todo o Ceará, outros 5 municípios estão entre os 10 melhores colocados nas séries iniciais.
Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.
Veja mais vídeos do Globo Rural