Sistema 'Amazon One' utiliza biometria para fazer a autenticação de dados do cartão de crédito. Empresa pretende disponibilizar tecnologia para outros setores, incluindo acesso a shows e escritórios. 'Amazon One' utiliza características da palma da mão para autenticar pagamentos ou acessos. Amazon/Divulgação A Amazon anunciou nesta terça-feira (29) que realizará testes de uma tecnologia de biometria para autenticar pagamentos usando a palma da mão. Chamado de 'Amazon One', o sistema irá identificar um cliente e os dados de cartão de crédito no momento em que a pessoa posicionar sua mão sobre uma estação com câmera. A novidade estará nas lojas físicas da empresa em Seattle, nos EUA, que já contam com sistemas de pagamento que dispensam caixas. O dispositivo poderá ser usado pelas pessoas que não quiserem colocar as compras no carrinho automatizado ou não tiver o app da loja. Saiba mais: Amazon inaugura novo conceito de supermercado sem caixas Quem optar pela autenticação da palma da mão não precisa ter uma conta na Amazon: ao chegar na loja, é necessário fazer o cadastro da palma da mão em um dos aparelhos, inserir o cartão de crédito e associar número de telefone. Esses dados podem ser apagados no site do Amazon One. A companhia defende que a palma da mão traz mais benefícios de privacidade em relação a outras tecnologias como o reconhecimento facial, embora precise construir um banco de dados com informações de clientes. "Você não pode determinar a identidade de uma pessoa olhando para uma imagem da palma de sua mão", disse Dilip Kumar, vice-presidente de negócios físicos da Amazon. "Também exige que uma pessoa faça um gesto intencional ao colocar a palma sobre o dispositivo para realizar a autenticação", completou. Aparelho de autenticação poderá ser disponibilizado para outras áreas. Amazon/Divulgação Segundo a empresa, esse tipo de autenticação biométrica é segura, já que cada pessoa tem características únicas na mão que formam uma espécie de “assinatura digital”. A Amazon vai expandir os testes em mais de suas lojas nos próximos meses, mas planeja oferecer essa nova autenticação em outros setores. O sistema pode ser utilizado para substituir ingressos em shows e estádios ou crachás de acessos em empresas, por exemplo. Veja mais conteúdo sobre tecnologia: A diferença é que o dispositivo poderá ser usado pelas pessoas que não quiserem colocar as compras no carrinho automatizado ou não tivr